Comemorando 44 anos de rock, a Banda Língua Solta se apresenta nesse sábado, 13, no Espaço Eco Restaurante, na charmosa cidade de Pirenópolis. O show será às 21h e o valor da entrada é de R$ 20.
Composta por Almir Alexandre (guitarra e percussor da banda), Cristiane Couto (vocal), Aurélio Lima (baixo), George Augusto (bateria) e Marcos Morgado (sax e flauta), a Língua toca som que se aproxima do rock de grupos como o Barão Vermelho, Mutantes, Tutti Frutti, Rolling Stones, Beatles etc.
O concerto é uma compilação de toda as quatro décadas de sua existência e de muito material produzido no decorrer de sua história. Vale lembrar que a Banda Língua Solta é a banda de rock mais antiga de Goiás, com dois CDs gravados preparam o seu terceiro álbum.
Trajetória
No começo dos anos 1970, nascia a primeira banda de Rock’n’Roll do Estado de Goiás, a Língua Solta, fundada pelo guitarrista e compositor Almir Alexandre. Em sua linha de composições, Almir aborda temas diversos que focam o meio social cultural urbano. Com estilo próprio, a banda Língua Solta já apresentou seu trabalho por todo território nacional, em vários locais importantes da cultura brasileira.
Em 1978 até 1980 a banda fez turnê no Parracho – Arraial d’ajuda, Porto Seguro– BA. Após a turnê em Porto Seguro, fizeram no ano de 1980 o show a Maca no Teatro Goiânia. Em 1983 fez show no Teatro São Joaquim, na Cidade de Goiás. De 1985 a 1991 foi o período em que a banda residiu no Rio de Janeiro, gravou e divulgou seu primeiro disco e apresentou seu trabalho em vários clubes e discotecas cariocas, como o “Circo Voador”, “Cara de Cão” (Pão de Açúcar), Western Club’s, Cortiços Club”, “Botanic”, “Teatro do Céu”, “Teatro Arthur Azevedo”, entre outros. Também no Rio de Janeiro a banda gravou e divulgou seu primeiro trabalho Sutiã Negro (gravado no estúdio Havaí em
vinil em 1984).
Já de volta a Goiânia em 1992 a Banda faz show Fez Show no Honk Tonk Bar, local referência de rock na cidade de Goiânia na época, 1994 na Boate Avalom e em 1995 na Ouroborus e show na Boate Hangar. No período de 1996 a 1998 e desenvolveu um projeto de vários shows na Boate Rhythm Blues. Em 1996 – Desenvolveu o projeto Cabeças no Distrito Federal e se apresentam no Bar e restaurante Jam Session. Lança em 1998 e 1999 Show dançante na Boate Jump.
No ano de 2000 realizou o show Grand Circular e participou do Executiva in Concert em comemoração aos 10 anos do Fujioka. Foi em 2001 que realizou show no Bolshoi Pub e no Clubinho do Buga no Shopping Boganville.
Em 2003 a banda foi premiada no projeto Jaburu como melhor do ano e como importantes colaboradores da cultura goiana, promovida pela governadoria do estado de Goiás. Produzido pela banda com Guilherme Bicalho e Geovani Fernandes, o disco que trouxe 13 faixas, três delas (Grito, Fuga e Arraial D´Ajuda) regravadas do álbum anterior, um
homônimo lançado neste ano. O CD foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado (Lei Goyazes). Neste mesmo ano realizou shows no Bolshoi Pub.
Em março de 2006 apresentaram em um grandioso evento chamado “Fora de Ordem, uma questão de classe” no “Arco da Lapa” – RJ, que contou com a presença de Barão Vermelho, Lenine, Sandra de Sá, Robertinho Silva, Zélia Duncan, Vítor Biglione, Vagner Tiso, Eduardo Camenietzki, Cidade Negra, Jorge Aragão, etc; O show da banda Língua Solta representou à altura o Rock’n’Roll que a banda já vem a gerações trilhando em Goiás. Neste mesmo ano realizou o show Gaiolo de Ouro no Teatro Pyguá do Martim Cererê.
Em 2007 realizou em projeto parceria com a escola tocando o projeto Recreio nas Escolas. Em 2008 foi o primeiro ano da banda no super festival Universo Paralelo, na Bahia e neste mesmo ano participaram também do Festival de Jazz no Distrito Federal.
De 2008 a 2010 realizou Show “Pré Natal” no Esconderijo Bar entre outros e inclusive um em comemoração de aniversário da Banda no Esconderijo Bar. Em 2009 show acústico na livraria Saraiva e 2010 na boate Fiction. A banda é um caso raro e curioso. Em 2008 já tinham três discos gravados e por último, Gaiola de Ouro. Como os álbuns anteriores do grupo, Gaiola de Ouro reforça o blues-rock devoto de bandas setentistas e oitentistas do Brasil e exterior. O disco marca também a confirmação do guitarrista Rômulo Costa como vocalista principal, o que aproximou ainda mais o som da Língua do Rock, o rock nacional dos anos 80.
Em 2010 foi a vez de compor o Show no Lançamento do Samba enredo nodo Carnaval 2010. Entre 2011 a 2013 apresentou em diversos espaços, com destaque para o Pau Brasil Restaurante, no Projeto Invasão (FNAC) e Canto da Primavera (Pirenópolis) 2013 e Show comemorativo de 40 anos , no bar Portinha, no Martim Cererê.
Show da Banda Língua Solta – 44 Anos de Rock
Onde: Espaço Eco Restaurante (Rua Rui Barbosa, nº 3, Pirenópolis – Go)
Quando: 21h
Quanto: R$ 20
Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter
Discussão sobre isso post