A Prefeitura de Goiânia lançou nesta 5ª feira (29) o Processo Digital Eletrônico (PED), que automatiza os processos de Defesa Prévia, Recurso à Jari e referentes ao Cadastro de Atividades Econômicas (CAE).
O Processo Eletrônico Digital também abriga as versões online dos processos referentes a multas de trânsito.
Agora, pela internet, os condutores podem utilizar o site da prefeitura para recorrer, em âmbito administrativo, de autuações de trânsito tanto primeira instância, junto à Comissão de Análise de Defesa Prévia (Cadep); quanto em segunda instância, a cargo da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari).
No novo site, o cidadão recorrerá para acessar o PED, localizado dentro do Portal do Contribuinte.
Mediante login com usuário e senha, ao clicar na opção Processo Eletrônico Digital, o usuário deve escolher um dos serviços ofertados, neste momento, Defesa Prévia, Recurso à Jari e CAE – e iniciar o novo processo por meio da adição de todas as informações solicitadas.
Também é possível acompanhar o andamento do processo via sistema ou por meio das notificações que serão enviadas ao e-mail cadastrado.
As novidades se somam ao processo digital, para transferência de pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), disponível desde março.
Modernização
Um dos próximos será a automatização das solicitações de prescrição.
A plataforma é liberada para a população de forma simultânea com o novo portal, que integra a área de serviços com todas as mídias da Prefeitura de Goiânia, além do “web stories”, uma nova ferramenta interação rápida e dinâmica.
Alterações na plataforma
Na home do site da Prefeitura, o novo painel de notícias mescla as publicações de notícias, banners de campanhas e os vídeos publicados no canal da Prefeitura de Goiânia.
Os atalhos dos serviços oferecidos pela Prefeitura aparecem em primeiro plano, divididos de acordo com o perfil de interesse: Cidadão, Servidor, Empresa e Turista.
As sessões internas do site (serviços, estrutura de governo, transparência, subsites e hotsites) receberam cara nova e ferramentas de pop-ups auto explicativas.
Já a ferramenta de busca foi refeita. Com mais inteligência, agora ela passa a entender o “peso” das palavras que o usuário utiliza, para tentar trazer sempre o melhor resultado de busca.
Discussão sobre isso post