Até setembro de 2018, já foram registrados 4.505 furtos e roubos de veículos em Goiânia.
Nesse período, aproximadamente 16 veículos foram alvo da criminalidade por dia na capital.
Mas os números demostram diminuição na incidência do crime de roubo. No mesmo período, em 2017, foram 4.876 ocorrências registradas. Em 2018, 2.204.
As informações foram obtidas pelo Folha Z nos registros da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO).
Bairros
De acordo com os dados, os três primeiros bairros onde há mais roubo em Goiânia mantêm as posições desde 2017.
Todos eles são localizados na Região Sul da cidade.
Além disso, um bairro galgou posições e agora está entre os mais perigosos para circular de carro em Goiânia: Leste Universitário.
O Setor Oeste, por sua vez, caiu uma posição: saindo do 4º para o 5º lugar.
Ranking
Confira os cinco bairros onde houve maiores índices de roubo de carros em Goiânia em 2018 até setembro:
Motivos
Segundo especialistas em segurança consultados pelo Folha Z, entre eles policiais militares que preferiram não se identificar, esses bairros concentram grande quantidade de veículos de luxo, em especial Jardim América, Bueno e Parque Amazônia.
Além disso, os setores abrigam rotas de fuga que facilita o transporte dos veículos roubados para bairros afastados da Região Metropolitana.
Os três primeiros colocados têm uma peculiaridade em comum. Além de serem bairros vizinhos, são próximos da divisa entre Goiânia e Aparecida, oferecendo uma variedade de possíveis rotas de escoamento para a cidade vizinha.
Entre elas estão a Avenida Transbrasiliana (sentido Vila Brasília), Quarta Radial (sentido Pedro Ludovico e Vila Redenção), Avenida Senador José Rodrigues de Morais Neto (sentido pregões na região da Av. Rio Verde) e Avenida Antônio Fidelis (sentido Terminal Cruzeiro).
Essas são apenas algumas das vias que dão acesso rápido a Aparecida por meio da Região Sul de Goiânia.
Já o Setor Cidade Jardim apresenta outras vias de saída rápida (como a BR-060, saída para Guapó) e locais para esconderijo de veículos roubados (oficinas e lojas de peças).
Com relação ao Setor Oeste, os especialistas apontam que os motivos para o alto índice de roubos de veículos são menos evidentes.
Não é um bairro com rotas fáceis de fuga, porém apresenta uma considerável concentração de carros de luxo.
LEIA MAIS: Os 20 carros mais roubados em Goiás. A lista vai te surpreender
Acompanhe tudo que acontece em Goiânia seguindo o Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post