A Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia realizou sessão solene em homenagem a jornalistas nesta quinta-feira, 19.
A iniciativa do presidente Vilmar Mariano (MDB) visou celebrar o Dia do Jornalista, 7 de abril.
O que chamou a atenção, porém, foi que a maioria dos profissionais homenageados trabalha na Prefeitura de Aparecida e que alguns nomes muito conhecidos no jornalismo aparecidense não foram lembrados pela iniciativa.
Fontes ouvidas pelo Folha Z lamentaram a ausência de nomes como de Helton Lenine, autor da coluna Goiás Online, do Diário de Aparecida, que tem a maior repercussão no meio político da cidade.
Causou estranheza que entre os indicados não estivessem o jornalista Waldemar Rêgo, fundador do jornal Gazeta Universitária e Larissa Duarte, apresentadora do programa Na Marca do Pênalti, do canal Fonte TV e um dos poucos que cobre diariamente o futebol da cidade.
Cleber Ferreira, que por muitos anos editou o jornal O Parlamento, também não foi lembrado. Hoje, ele atua como assessor de imprensa da Faculdade Alfredo Nasser.
LEIA MAIS: Câmara de Aparecida de Goiânia na contramão da Lei da Transparência
Servidores
Dos 21 homenageados, 14 têm vínculo com o Executivo aparecidense. Ou seja, dois terços do total.
Entre os restantes, um é funcionário da própria Câmara, dois trabalham na prefeitura e na Câmara, uma é ex-servidora da prefeitura e outra é ex-funcionária do Hospital de Urgências de Aparecida (HUAPA).
Os jornalistas homenageados foram os seguintes:
Prefeitura
Lígia Regina de Souza M. Teles, Daniela Cristina Ribeiro, Rafael Freitas Silva, Ozéias Laurentino Ferreira Júnior, Thais Camargo Vaz, Ana Paula Moreira, Elzenúbia Moreira da Silva, Lorrane Ellen Vaz de Deus, Rackel Vieira, Rafael Machado Lopes Ceciliano, Rodrigo Augusto Silva Borges, Ronaldo José Coelho, Edson Pessoa, Camila Corrêa Godoy.
Câmara
Paulo Cavalcanti Gonçalves Ferreira, Thais Camargo Vaz e Rafael Freitas Silva.
Diário de Aparecida
Francisco de Souza Ferreira Costa e Lilian dos Reis Camargo.
Outros
Além destes, também foram lembrados Alex Atanázio de Jesus, assessor do deputado estadual Marlúcio Pereira (PRB) e jornalista da PUC-TV, Felipe Ferreira de Souza Fulquim, assessor do vereador Gleison Flávio (MDB), Ana Clara Souza Dias, ex-funcionária da Prefeitura de Aparecida, e Beatriz Cândida Mendes, ex-assessora de imprensa no HUAPA, atualmente repórter de política no Diário da Manhã.
LEIA MAIS: Recém filiado ao PP, Professor Alcides tende a ser o candidato de Gustavo Mendanha
Critérios
Em nota, a assessoria da Casa relatou que a solenidade destacou “personalidades de diversos veículos de comunicação”.
Questionada pelo pequeno volume de profissionais que trabalham em veículos de comunicação, um assessor disse que “Aparecida carece de veículos”.
O critério usado para a escolha foi de que os profissionais fossem formados em curso superior de Jornalismo e exercessem a profissão no município, o que teria limitado as possibilidades.
Discussão sobre isso post