Mais um feriado chega a Goiânia. Trata-se de Corpus Christi, comemorado pela religião católica no dia 31 de maio.
E atenção: o próximo feriado é só no dia 7 de setembro, que comemora a Independência do Brasil. Então, se tiver a chance de esticar a folga e pegar a estrada, essa é a hora.
Mas, embora não pareça, o 31 de maio não é um feriado nacional, e sim ponto facultativo.
Ainda assim, o presidente do Brasil tem liberdade para incluir a data no calendário de feriados nacionais, geralmente organizado no início do ano.
LEIA MAIS: Em feriadão, Piri Bier 2018 terá 4 bandas e 250 rótulos de cerveja
Apesar de não ser feriado oficial, grande parte das cidades brasileiras aderem ao feriado através de decreto divulgado com antecedência.
No caso de Goiânia, o feriado de Corpus Christi ficou definido como facultativo, mas várias organizações e estabelecimentos não funcionarão.
A prefeitura ainda não editou decreto informando se a sexta-feira que procede o feriado será ponto facultativo ou não.
SUS
Quem precisar de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) de Goiânia no feriado de Corpus Christi não ficará sem assistência médica.
Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas unidades de saúde da Capital que funcionam 24 horas, conforme classificação de risco e com priorização das situações mais graves.
O Centro Municipal de Vacinação, no setor do Pedro Ludovico, estará aberto das 8h às 17h e oferecerá as vacinas de rotina e da gripe (H1N1) para as pessoas dos grupos de risco.
O Departamento de Controle de Zoonoses poderá ser acionado pelos telefones 3524-3131 ou 3524-3130, quando presenciados casos de animais agressivos.
Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima.
Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192.
Conforme a gravidade do caso, o médico regulador envia uma ambulância para o local.
Se for um caso de menor gravidade, no qual o paciente não corra risco de vida, o médico regulador resolve com sucesso a situação com orientações dadas por telefone.
* Unidades de saúde 24 horas:
– Cais Amendoeiras
– Cais Bairro Goiá
– Cais Campinas
– Cais Cândida de Morais
– Cais Chácara do Governador
– Cais Deputador João Natal (Vila Nova)
– Cais Finsocial
– Cais Guanabara III
– Cais Novo Mundo
– Ciams Novo Horizonte
– Ciams Urias Magalhães
– Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof)
– Hospital e Maternidade Dona Iris
– Maternidade Nascer Cidadão
– Pronto Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc
– Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Residencial Itaipu
– Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noroeste
* Funcionamento das 8 às 17 horas
– Centro Municipal de Vacinação (Ao lado do Ciams Pedro Ludovico)
Assistência Social
As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorre as ruas de Goiânia realizando a busca ativa 24 horas por dia.
A população pode entrar em contato pelo telefone 3524-7389.
A Central de Óbitos de Goiânia também funciona 24 horas e não é diferente durante o feriado.
Informações podem ser obtidas pelos números 3524-2643 ou 3524-2689.
Outras unidades que também têm atividades normais durante o período são a Casa da Acolhida (3524-2480), o SOS Criança e Complexo 24 Horas (3524-1859 / 3524-1856) e o Residencial Professor Niso Prego (3524-1882).
Comurg
Mantém os trabalhos essenciais, como varrição, coleta de lixo orgânico e seletivo e de resíduos infectantes.
Os atendimentos nos casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos não sofrem interrupção.
Os usuários poderão solicitar serviços pelo telefone 3524-8555.
Guarda Municipal
A segurança dos prédios e logradouros públicos do município, como escolas, parques e unidades de saúde, continua sendo realizada diariamente pelos agentes da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM).
Transporte coletivo
Devido à paralização dos caminhoneiros a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) anunciou durante a semana que a circulação dos ônibus seria reduzida.
No feriado e durante o fim de semana a tabela continua a mesma.
Para mais informações a população pode entrar em contato com a CMTC pelos telefones 0800 646 1851/ 3524-1851 (Ouvidoria) e whatsapp 99943-1620 e também na sede da companhia, na 1ª Avenida, 486, Setor Leste Universitário.
Lazer
Durante o feriado e todo fim de semana, a diversão está garantida no Zoológico de Goiânia.
As atividades ocorrem das 8h às 17h, a entrada é R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia).
Crianças de até 12 anos pagam valor de meia e até os três anos entram de graça.
Shoppings
Na próxima quinta-feira, 31 de maio, feriado de Corpus Christi, o Aparecida Shopping terá funcionamento normal. As lojas e praça de alimentação e lazer estarão abertas das 10h às 22h.
Já o Supermercado Barão, no shopping, abre às 7h e fecha às 22h.
No Estação da Moda (antigo Estação Goiânia), o funcionamento das lojas e praça de alimentação será de forma facultativa, das 9h às 19h.
O Shopping Cerrado informou que o horário de funcionamento no feriado de Corpus Christi será das 10h às 22h (funcionamento normal).
O que representa o 31 de maio
Corpus Christi é uma expressão do latim e significa “Corpo de Cristo”. É um evento milenar, que surgiu nos idos em 1269, com o argumento da igreja de que as pessoas necessitavam de uma aproximação mais íntima com Deus.
O evento de Corpus Christ, também conhecido como A Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, é uma das mais importantes datas no calendário de Igreja Católica, pois calebra o mistério da eucaristia, que envolve o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo.
Em Goiás
Neste dia, é comum que as procissões se espalhem pelas ruas do país afora, em atos de reverência e adoração ao corpo e sangue de Jesus Cristo.
Algumas cidades se destacam pela tradição bastante entranhada.
É o caso de Pirenópolis, que celebra a presença Cristo na Eucaristia com ornamentações e desenhos nas ruas de caráter religioso.
Nesta data, Pirenópolis, a 124 km de Goiânia, é banhada por tapetes coloridos e flores do cerrado espalhadas por algumas ruas da cidade, como a Rua Direita.
A procissão passa por esses tapetes coloridos sendo acompanhada pelo badalar do sino da Igreja da Matriz.
Discussão sobre isso post