Com desafios para manter nosso crescimento econômico e representativo avançamos na percepção de que a sustentabilidade desse processo depende da criação de condições favoráveis ao desenvolvimento das atividades produtivas do setor empresarial. Isto reflete diretamente nos custos e níveis de produtividade, influenciando a possibilidade que os empregadores têm para investir e abrir vagas.
Garantir competitividade
Acima de tudo, é preciso garantir competitividade às nossas empresas, possibilitando a oferta de produtos e serviços a preços acessíveis aos consumidores, e a geração de mais e melhores empregos. As pequenas e microempresas são importantes instrumentos para o crescimento econômico do país e a instituição do SIMPLES representou considerável avanço para a economia neste sentido.
Porém, essa legislação precisa ser aperfeiçoada. Após a retirada da obrigação do pagamento da contribuição sindical patronal, justamente para as micro e pequenas empresas que são, em geral, as que mais necessitam e utilizam dos serviços dos sindicatos patronais, estes, naturalmente, se enfraquecem pela não contribuição deste segmento empresarial. Este aparente “benefício”, que é a dispensa da contribuição, torna-se um grande mal para essas empresas.
Golpe contra os sindicatos
Essa medida, um golpe contra os sindicatos, enfraquece sua estrutura e o agravante é a colaboração das próprias vítimas desse processo, os pequenos empresários. Estamos trabalhando muito para fortalecer nosso sindicato, através dos serviços prestados, como assessoria parlamentar, jurídica tributária e trabalhista, convênios e parcerias, negociações em convenções e acordos coletivos, tudo que leva economia para o bolso do empresário.
Buscamos, nesses últimos anos, ampliar e aperfeiçoar nossos canais de comunicação e divulgação para mostrar aonde vai a contribuição paga. Unidos à Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio) e Confederação Nacional do Comércio (CNC), lutamos contra o sistema de substituição tributária que está sendo implantado no Brasil, que retira dos micro e pequenos empresários Optantes do Simples, seus benefícios.
O papel do seu sindicato
Estes serviços em prol da defesa da categoria levam o empresário a refletir o papel do seu sindicato, o detentor do poder de representação legítima. Todos os meses, deputados e vereadores, criam novas exigências, algumas absurdas e de alto custo. E a assessoria parlamentar da Fecomércio trabalha para barrar esses itens, que ultrapassaram mais de 90 ocorrências no último ano. Outro exemplo é a reduções nas alíquotas de impostos conseguidas a duras penas pela Fecomércio e Sindicatos, o que representa economia no caixa das empresas todos os meses e infelizmente é um trabalho pouco conhecido.
Por falta da cultura associativista em Goiás, não compreendemos a importância da união e participação ativa do sindicato. Conheça o Sindilojas e veja como o seu sindicato trabalha por você.
José Carlos Palma Ribeiro é empresário e presidente do Sindilojas Goiás
Discussão sobre isso post