A surpreendente e arrebatadora série Aâma, do premiado quadrinista suíço Frederik Peeters, chega a seu segundo volume no Brasil pela Editora Nemo. Em A multidão invisível, o protagonista Verloc Nim, seu irmão Conrad e o gorila-robô Churchill estão em um ambiente alienígena, cheio de perigos, com a missão de recuperar o misterioso produto conhecido pelo nome “aâma”. Como no volume anterior, O cheiro da poeira quente, aqui também são abordadas questões científicas, éticas e humanas, em um enredo enigmático e fascinante.
Sequência
Nesta sequência, Verloc, Conrad e Churchill estão no inóspito planeta Ona (ji) com um grupo de cientistas que havia sido abandonado à própria sorte. Após conflitos iniciais e alianças casuais, Verloc e seus companheiros se juntam à expedição que seguirá em busca de “aâma”. Entre os integrantes da empreitada está Myo, que se transforma em confidente de Verloc. Nas conversas com ela, Verloc revela toda a sua complexidade, mergulhando numa narrativa de lembranças, que mostra como ele conheceu Silice, sua ex-mulher, e as peculiaridades envolvendo o nascimento, criação e a personalidade da filha, Lilja. Assim, é desvendado um pouco do mistério envolvendo esse protagonista, que sofreu uma amnésia e agora só acessa suas memórias por meio do um diário.
Através dessa narrativa dentro da narrativa, descobrimos que, conforme o grupo explora o planeta, acaba se deparando com uma biodiversidade completamente inesperada; os cheiros mudaram aos poucos, a paisagem ganha flores estranhas e formas de vida que se movem. Ao fundo, o barulho se apresenta como a manifestação de uma multidão invisível e, por vezes, perigosa…
Nesse universo, ao mesmo tempo futurista e primitivo, marcado pelo traço preciso e rico em detalhes, com quadros e imagens arrebatadores, descobrimos uma trama intrincada e um trabalho artístico singular. Uma HQ premiada no festival de quadrinhos Angoulême como a “Melhor Série” de 2013. Um lançamento imperdível para os fãs de ficção científica e quadrinhos de qualidade!
Peeters
Frederik Peeters, nascido em 1974, é um renomado quadrinista suíço. Sua obra mais conhecida, Pilules Bleues, de 2001, chegou a ganhar o Polish Jury Prize no festival de quadrinhos Angoulême. A série Aâma, de três volumes, já publicados na Europa, também foi aclamada no mesmo festival em 2013, tendo recebido o prêmio de Melhor Série pelo seu segundo volume. Frederik atualmente vive com sua esposa e seus dois filhos em Genebra.
Dicas
Aâma – O cheiro de poeira quente
2014
Nemo
Frederik Peeters
Pra quem curte obras de ficção científicas e adora um mistério Aâma é uma boa pedida. O material do premiado quadrinista suíço Frederik Peeters traz uma história complexa, profunda e bem amarrada. O material já foi aclamado na festival Polish Jury Prize, em 2013. Este é o primeiro volume da série, de um total de três. Vale a pena conferir esta obra do velho continente.
Francisco Costa é jornalista e fã de quadrinhos – [email protected]
Discussão sobre isso post