Bola está com ela
O sucesso das manifestações anticorrupção em todo o país jogou o governo Dilma Rousseff (PT) definitivamente contra a parede. Ou ela sacode a poeira e parte para um diálogo franco e transparente com a sociedade e o Congresso Nacional ou se transforma literalmente num zumbi administrativo, vegetando até Deus sabe quando. E não há mais como se escorar em Lula e na militância do Partido dos Trabalhadores, ambos atordoados e sem o controle das ruas.
Como é difícil
Mas Dilma continua Dilma, apesar de tudo. Não aceita fazer mea culpa e mais parece aquele orelhão obsoleto na esquina. De tão enferrujado a ficha demora uma eternidade pra cair, isso quando cai. Aquela que um dia foi chamada de gerentona e pulso firme em momentos de adversidade hoje precisa voltar ao convívio das pessoas comuns e admitir os próprios – e muitos – erros. Ou Dilma arregaça as mangas e assume as rédeas do seu governo ou entra para a história como a grande farsa feminina em gestão pública.
Passou da hora
E os políticos de oposição e situação em nada contribuem acenando com a “construção de uma agenda” a partir do recado de milhões de brasileiros no domingo. Lá se vão quase dois anos desde as manifestações de 2013 e logo na sequência uma campanha eleitoral. Combate à corrupção e reforma política são temas exaustivamente debatidos, por isso algumas medidas já deveriam estar sendo implantadas na prática. Uma das faixas em Goiânia trouxe o recado: “Mais ação. Chega de enrolação e corrupção!”
Ápice
A birra contra o PT e a presidente Dilma em Goiânia mobilizou na Praça Tamandaré um “exército” de servidores estaduais, empresários e jovens bastante preocupados com postagens em redes sociais. Tudo era motivo para fotos e filmagens para comprovar a participação nesse dia histórico. Alguns universitários chegaram a afirmar que o Brasil não seria mais o mesmo depois de 15 de março.
Pisando em ovos
Dar ênfase à criação de duas novas vagas na Câmara Municipal, ampliando de 35 para 37 o número de vereadores em Goiânia, é assunto que não combina com o atual cenário político brasileiro, apesar da legalidade. O presidente Anselmo Pereira (PSDB) assume o desgaste da medida, mesmo justificando que não haverá aumento de gastos no Legislativo. “As pessoas, com ou sem motivo aparente, demonstram grande irritação com os políticos em geral. O momento é inoportuno para anunciar aumento do número de vagas em Goiânia”, desabafou um vereador da base do prefeito Paulo Garcia (PT).
Só faltava essa
A notícia de que o faro de um pastor alemão é capaz de identificar a existência de câncer na tireoide de uma pessoa sacramenta de vez a tese de que o cão é o melhor amigo do homem. Se já não bastassem as manifestações de alegria, carinho e obediência, o cachorro terá agora a prerrogativa de cheirar tudo o que quiser no corpo do seu dono. Tem muita gente torcendo para que o incrível faro do pastor alemão – eficiente em quase 90% dos casos – não fique restrito à glândula localizada na garganta.
Discussão sobre isso post