Folha Z
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Cidade
  • Política
  • Opinião
  • Home
  • Cidade
  • Política
  • Opinião
Sem resultados
Ver todos os resultados
Folha Z
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias

O tripé dos investimentos – O investidor

17, junho, 2015
A A
Samuel Magalhães - o investidor

Samuel Magalhães é colunista do Portal FZ. Ele escreve todas as quartas-feiras / Foto: arquivo pessoal

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Samuel Magalhães é colunista do Portal FZ. Ele escreve todas as quartas-feiras / Foto: arquivo pessoal
Samuel Magalhães é colunista do Portal FZ. Ele escreve todas as quartas-feiras / Foto: arquivo pessoal

Todo bom investidor sabe que existem três fatores que precisamos considerar na hora de investir nosso dinheiro. É o chamado “Tripé dos Investimentos”. Rentabilidade, liquidez e segurança formam o trio.  Vejamos como cada um deles pode influenciar na hora de aplicarmos nossa suada poupança.

Posts Relacionados

Filiação de Bruno Peixoto ao Avante está acertada para março de 2026, diz Thialu Guiotti

Para onde vão os goianos? E quem escolhe Goiás? Censo 2022 revela destinos e origens de quem faz do estado seu lar

Bruno Peixoto e Mendanha trocam recados em ligação durante visita a Aparecida

ANÚNCIO

Rentabilidade: O primeiro fator que precisamos considerar é a rentabilidade. Afinal, se investimos nosso dinheiro, ao invés de deixá-lo de baixo do colchão ou parado na poupança, é porque acreditamos que poderemos ter um retorno maior do que as opções anteriores costumam nos dar.

Obviamente, para nós investidores, quanto maior a rentabilidade, melhor. Afinal, será a partir dos lucros obtidos com o capital investido que iremos melhorar nosso padrão de vida, realizar nossos desejos de consumo e por aí vai. Quanto maior for o retorno que obtivermos, mais sonhos poderemos realizar.

Liquidez: Liquidez nada mais é do que a capacidade de converter o ativo comprado em moeda. Ou seja, qual a dificuldade que você terá para conseguir se desfazer do seu investimento sem que prejudique sua rentabilidade?

Ações, Títulos Públicos, imóveis, cada investimento possui um nível de liquidez diferente. Ao investirmos nossos recursos, precisamos levar em consideração o nível de liquidez do ativo escolhido para saber se ele está de acordo com o que desejamos para nossa aplicação e, dessa forma, não corrermos o risco de ter que nos desfazer do investimento as pressas e, assim, perder um bom dinheiro com isso.

Segurança: O terceiro aspecto que é fundamental considerarmos é a segurança do investimento que iremos fazer. Precisamos escolher um investimento que tenha um perfil de risco adequado ao nosso perfil enquanto investidor.Antes que você me pergunte, não existe investimento livre de risco. Existem os mais arriscados e os menos arriscados. Ao tomar a decisão de em qual ativo irá investir, você precisa saber qual o nível de risco está disposto a correr para atingir seus objetivos financeiros.

Como você deve ter imaginado, não se pode ter tudo ao mesmo tempo. Em geral, cada um dos fatores que formam o Tripé dos Investimentos, acabam por ser excludentes. Ou seja, maior rentabilidade significa menor segurança, maior liquidez significa menor rentabilidade e por aí vai. O que você, enquanto investidor, precisa fazer é escolher um investimento que possua o equilíbrio ideal para o seu perfil. Assim, terá a certeza de que, dentre as alternativas de investimentos disponíveis, escolheu aquela mais adequada a você.

O autor: Samuel Magalhães é Consultor Financeiro, Palestrante e Fundador do Portal www.invistafacil.com.

Tags: capitaldinheiroInvestimentoliquidez e segurançalucrorendaRentabilidade
CompartilharTweetEnviado
Post Anterior

Jogo Limpo com Rodrigo Czepak

Próximo Post

Taxista é preso embriagado e com maconha dentro do táxi, no Setor Campinas

Próximo Post
Táxi abordado pelos policiais (Foto: Divulgação PM)

Taxista é preso embriagado e com maconha dentro do táxi, no Setor Campinas

Júnior Viçosa pode ser anunciado a qualquer momento como novo reforço do Dragão

Atlético acerta salários com jogador e está perto de anunciar retorno de atacante

Discussão sobre isso post

Mais Vistas

  • Prefeito de Goiânia Sandro Mabel. A imagem foi fotografa pela equipe de Comunicação da Prefeitura

    Mabel impõe 3 regras a secretários para evitar atritos com a base e exige mais alinhamento com Djan

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • 🛒 Ofertas Tatico: veja as melhores promoções de HOJE

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Cleitinho explica filiações a PROS e PSOL antes de iniciar carreira política: “Assinei na boca do caixa”

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Às vésperas do recesso, clima carregado: Mabel reúne vereadores em meio a cobranças

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • A faraônica mansão de Gusttavo Lima: veja fotos

    5 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
Folha Z

© 2021 Folha Z - Todos os Direitos Reservados .

Sobre

  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie
  • Termos de Uso
  • Política de privacidade

Redes Sociais

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Cidade
  • Opinião
  • Política
  • Contato
  • Expediente

© 2021 Folha Z - Todos os Direitos Reservados .