O repórter e apresentador Zeca Camargo construiu uma carreira de sucesso na área de entretenimento da Rede Globo. Brincam que ele é a “Glória Maria de calças” em função da quantidade de viagens pelo mundo e a infinidade de temas abordados, principalmente no programa Fantástico. Recentemente tentou comandar o Vídeo Show ao vivo e o resultado foi catastrófico, exibindo uma naturalidade digna do ator Ricardo Macchi, o cigano Igor da novela Explode Coração (1995).
Ainda atordoado pela experiência mal sucedida e a geladeira na Globo, Zeca Camargo decidiu questionar na Globo News a comoção de milhares de pessoas em relação à precoce e trágica morte do cantor Cristiano Araújo. Acabou bombardeado por fãs e cantores sertanejos nas redes sociais não por ter utilizado o democrático direito de apontar alguns exageros nas manifestações populares, mas pela inserção de termos e comparações culturais totalmente fora de propósito. Tentou fazer uma retratação, porém a emenda ficou pior que o soneto. Trocou Cristiano Araújo por “Cristiano Ronaldo” e exagerou nos adjetivos.
Rede Globo
O implacável Zeca Camargo não fez uma crítica sequer sobre a Rede Globo ter alterado sua programação em dois dias para transmitir a repercussão do acidente, velório e sepultamento do cantor Cristiano Araújo e de sua namorada, Allana Moraes. Também não disse uma vírgula sobre o quadro apresentado pelo cantor Michel Teló no Fantástico (Bem Sertanejo) ser um dos mais comentados pelos telespectadores. Na visão do entrevistador-mor de celebridades internacionais, muitas de gosto duvidoso, o gênero sertanejo parece algo de outro planeta.
Zeca Camargo anda tão mal informado que alguns programas da sua emissora foram, são e continuarão sendo os maiores incentivadores da música sertaneja, seja ela de raiz, das gerações Chitãozinho & Xororó, Leandro & Leonardo, Zezé di Camargo & Luciano, João Paulo & Daniel, Bruno & Marrone e das mais recentes atrações diretamente ligadas ao sertanejo universitário, entre elas Michel Teló, Jorge & Mateus, Luan Santana e Gusttavo Lima.
O apresentador poderia perguntar às produções do Domingão do Faustão, Encontro com Fátima Bernardes, Mais Você (Ana Maria Braga), Vídeo Show, Estrelas (Angélica) e Caldeirão do Huck se o universo sertanejo traz ou não traz retorno em audiência. Respeitando, sempre, a opção musical de cada pessoa. Aquela mesma linha tênue que leva os telespectadores a gostarem muito, pouco ou até mesmo considerarem Zeca Camargo um profissional medíocre. Gosto é muito difícil de discutir. Melhor respeitar e pronto.
Rápidas
… Exibição de reportagem sobre superfaturamento de merenda escolar em Uberlândia (MG), exibida no Fantástico, provocou frisson no Ministério Público e Câmara de Goiânia. Já na Secretaria Municipal de Educação sobraram calafrios;
… Em viagem para a Coréia do Sul, a secretária de Educação, Esporte e Cultura Raquel Teixeira continua recebendo uma série de recados diretos e indiretos dos assessores do governador Marconi Perillo. Ou aceita a bandeira das OS’s na educação ou entrega o cargo;
… O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está à beira de um ataque de nervos. Tudo a ver com os desdobramentos da Operação Lava Jato. O petista está consultando juristas a todo momento
Discussão sobre isso post