Levy e Ana Carla cumprem tabela
Além do comando das respectivas pastas da Fazenda nos governos federal e estadual e do currículo extremamente qualificado, o que mais há em comum entre o ministro Joaquim Levy e a secretária Ana Carla Abrão Costa? Resposta curta e grossa: são bois de piranha em estruturas políticas viciadas na recriação e aumento de impostos. Por mais que se esforcem e tentem emplacar um sopro de modernidade na condução econômica da máquina pública, Levy e Ana Carla são reféns de governos que ignoram o dever de casa chamado redução e corte de gastos.
É por essas e outras que ministro e secretária são frequentemente apontados pela imprensa como demissionários, especulações fomentadas pelo fogo amigo nos respectivos governos. Ambos necessitam, dia sim outro também, do respaldo público da presidente e do governador para medidas arrojadas que eles nem conseguem implantar. O que tem restado a Levy e Ana Carla é a defesa, tímida e constrangida, do retorno da CPMF e aumentos do ICMS, IPVA e outros impostos. Pouco, muito pouco para a expectativa criada em torno de suas nomeações.
Sinceridade materna
Profunda conhecedora da supremacia política no embate com a medida técnica, a senadora Lúcia Vânia (PSB) já previa o imobilismo de Ana Carla e admitiu que teria recomendado à filha que não aceitasse o convite se tivesse sido consultada. A secretária, desta forma, não seria obrigada a dizer que “não houve, na prática, um aumento de impostos (ICMS, IPVA e outros), mas sim um realinhamento de alíquotas”.
Rápidas
… Qual a verdadeira intenção do prefeito interino Anselmo Pereira (PSDB) quando parabenizou o secretário Osmar Magalhães (Governo) por evitar que o prefeito Paulo Garcia (PT) “faça loucuras” na administração?
… Não é a primeira vez que os deputados, revoltados com denúncias promovidas por veículos do Grupo Jaime Câmara, ameaçam cobrar maior transparência nos repasses de verbas publicitárias do governo. Passado o turbilhão, sempre prevalece a turma do deixa disso.
… Sites esportivos apontam 90% de probabilidade do Corinthians conquistar o título de campeão brasileiro de 2015. Torcedores brincam que a chance pode cair pela metade se o clube apenas anunciar a contratação do boêmio Ronaldinho Gaúcho, ex-atleta em atividade.
… Uma das maiores ironias que existe no futebol é o clube garantir reforço na premiação financeira caso os jogadores consigam “a proeza” de escapar do rebaixamento nas últimas rodadas. O Goiás está entre as equipes que mais gasta fortunas para permanecer na Série A. Algo que deveria ser obrigação.
Discussão sobre isso post