Folha Z
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Cidade
  • Política
  • Opinião
  • Home
  • Cidade
  • Política
  • Opinião
Sem resultados
Ver todos os resultados
Folha Z
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Sem categoria

Descaso com a saúde que não muda

23, dezembro, 2016
A A
Saúde sofre com descaso em todos os níveis | Foto: Reprodução

Saúde sofre com descaso em todos os níveis | Foto: Reprodução

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp

Jogo Limpo com Rodrigo Czepak

Posts Relacionados

Bon Odori celebra cultura japonesa com 2 dias festa em Goiânia; VEJA programação

Praça da Rua 26, no Setor Oeste, passa por revitalização com novo paisagismo

De bicicleta, jovem goiano faz viagem de 8 mil km pelo nordeste

Saúde sofre com descaso em todos os níveis | Foto: Reprodução
Saúde sofre com descaso em todos os níveis | Foto: Reprodução

Entra ano, sai ano e o caos na saúde pública permanece o mesmo. As três esferas de poder – federal, estadual e municipal – mantêm o faz-de-conta da liberação de recursos para garantia básica de atendimento à população. Dívidas milionárias com Organizações Sociais que administram hospitais em Goiás, com instituto de previdência em Goiânia e frequentes atrasos de repasses em convênios com a União representam a falta de comprometimento dos governantes. A tão propalada prioridade para a saúde foi reduzida a trecho de discurso em solenidade oficial. Todos ouvem, mas ninguém acredita no orador. Pura peça de ficção.

LEIA MAIS: Prefeitura atrasa salário de médicos e Cais têm falta de remédios básicos

Goiânia

ANÚNCIO

Simplesmente não há justificativa para a Prefeitura de Goiânia estar devendo R$ 180 milhões em repasses para o Instituto de Previdência dos Servidores (Imas). O débito já havia sido renegociado em 60 parcelas, juntamente com a Câmara Municipal, há três anos. O Poder Legislativo tem honrado o compromisso, enquanto o Executivo preferiu, irresponsavelmente, ignorar o débito. Atraso no pagamento do 13º salário aos profissionais da saúde também comprometeu o atendimento nas unidades básicas. Eis a triste realidade na capital de 1,5 milhão de habitantes, referência para os demais municípios.

Goiás

Com o Governo de Goiás não é diferente. A dívida com Organizações Sociais que administram hospitais ultrapassa R$ 140 milhões, uma aberração em todos os sentidos. O poder público estadual simplesmente faz pouco caso de um modelo de gestão vendido como moderno e inovador para o país. Seria cômico se não fosse trágico. Temos unidades de saúde de Primeiro Mundo na propaganda, constamente visitadas por integrantes de outros governos, mas que não conseguem a mínima garantia financeira para prestar atendimento digno aos menos favorecidos.

Brasil

Já o Ministério da Saúde é useiro e vezeiro na estratégia de mudar critérios para postergar repasses aos estados e municípios, estabelecendo condições que ele próprio não consegue fiscalizar. Hospitais das Clínicas e Santas Casas vivem recebendo aportes de emendas parlamentares para conseguir sobreviver, um socorro que poderia ser evitado se houvesse planejamento prévio.

Resumindo: a saúde no Brasil continua sendo tratada com ineficiência, desleixo e foco meramente eleitoral. A prioridade dos governantes tem a mesma dimensão de uma fratura exposta no cérebro.

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter

CompartilharTweetEnviado
Post Anterior

Avó reage a assalto e espanta bandidos. ‘Minha neta não! Deixa meu neto sair do carro’

Próximo Post

Motoristas do Eixo Anhanguera protestam e interrompem circulação de ônibus

Próximo Post
Motoristas da Metrobus reclamam que não receberam o ticket de Natal| Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Motoristas do Eixo Anhanguera protestam e interrompem circulação de ônibus

TBC Esporte, da Equipe do Mané, deve ser cancelado em 2017

Discussão sobre isso post

Mais Vistas

  • 🛒 Ofertas Tatico: veja as melhores promoções de HOJE

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Caiado diz que goiano não precisa de armas, pois as melhores estão com seus policiais

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Massacre silencioso: adolescente de 14 anos mata pais e irmão e diz que ‘faria de novo’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • O PSD em Goiás e a inevitável escolha entre Gustavo Mendanha e Vanderlan Cardoso

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Telefones das viaturas da PM em Goiânia: anote aí

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
Folha Z

© 2021 Folha Z - Todos os Direitos Reservados .

Sobre

  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie
  • Termos de Uso
  • Política de privacidade

Redes Sociais

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Cidade
  • Opinião
  • Política
  • Contato
  • Expediente

© 2021 Folha Z - Todos os Direitos Reservados .