O pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2019 em Goiânia pode ser efetuado até nesta quinta-feira, 21.
O cidadão pode efetuar o pagamento à vista, com 10% de desconto, ou parcelado.
Após a data de vencimento, serão incididos, ao valor do IPTU, multa de 2%, mais 0,33% por dia corrido de atraso e juros de 1% rateado pela quantidade de dias em aberto.
Pagamento
Todos os boletos são gerados em duas guias com códigos de barra diferentes. Uma das guias refere-se ao valor a ser pago integralmente, com os 10% de desconto.
Já o outro código de barras é da primeira parcela das 11 possíveis. O valor mínimo mensal é de R$ 25,60.
Lembrando que o contribuinte deve quitar apenas uma das guias.
Para quem não recebeu os boletos ou deseja imprimir a segunda via, pode adquirir o Documento Único de Arrecadação Municipal (Duam) através do:
- Site da Prefeitura de Goiânia;
- Atende Fácil, centrais de relacionamento presencial com a Prefeitura de Goiânia instalada no Paço Municipal, no Park Lozandes;
- Shopping Cidade Jardim;
- Conselho Regional de Contabilidade (CRC-GO), no Setor Sul;
- Postos de atendimento instalados em oito das unidades Vapt Vupt: Araguaia Shopping, Buena Vista, Campinas, Central do Servidor, Mangalô, Passeio das Águas, Portal Shopping e Praça da Bíblia.
Para quem optar pelo parcelamento do imposto, deve procurar também esses atendimentos para gerar os outros boletos.
Inadimplência
O não pagamento de 3 parcelas, consecutivas ou não, provoca o vencimento antecipado de todas as outras.
Assim, ocorre também a inscrição do débito integral na Dívida Ativa, no Cadastro de Inadimplentes (Cadin), em protesto cartorário, negativação dos devedores junto a órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, e até em cobrança judicial da Dívida.
O IPTU pode ser quitado em qualquer agência bancária, caixa eletrônico e casas lotéricas.
Além disso, é possível pagar também por meio do Banco Postal, canais telefônicos, aplicativos bancários para smartphone e serviços de internet banking.
IPTU 2019
Em 2019, o IPTU foi corrigido pela inflação acumulada em 2018.
De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial de inflação no país, a inflação foi de 4,39%.
2020
Para 2020, caso o mecanismo continue em vigor, o IPTU terá efeito para os imóveis avaliados em mais de R$ 200 mil e cujo valor venal teve aumento de mais de 40% entre as Plantas aprovadas nos anos de 2005 e 2015.
Para isso, o mecanismo precisa ser aprovado no novo Código Tributário Municipal. Ele tramita na Câmara desde setembro do ano passado.
Acompanhe tudo que acontece em Goiânia seguindo o Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook
Discussão sobre isso post