Em Aparecida de Goiânia, quem jogar lixo na rua pode passar a ser multado em breve.
A iniciativa será objeto de um projeto de lei do Executivo.
Durante discurso na 3ª feira (4), na inauguração de 1 praça no setor Goiânia Park, o prefeito Gustavo Mendanha afirmou estar impressionado com a quantidade de lixo depositado em locais irregulares na cidade.
Ele chegou a questionar seus auxiliares a respeito da coleta, mas foi informado de que vários caminhões cheios de entulho são retirados semanalmente.
“As pessoas que não têm consciência têm que pagar caro”, declarou o prefeito.
De acordo com Mendanha, o sistema de monitoramento da cidade será utilizado para flagrar esse tipo de irregularidade.
As mais de 600 câmeras são interligadas a um sistema de inteligência artificial capaz de identificar padrões irregulares.
Ao flagrar o depósito de lixo ou entulho em locais públicos, o software alertará os agentes, que poderão responsabilizar os “porcalhões” por meio da multa.
Goiânia
Na capital, já está em vigor desde 2016 lei que dispõe sobre aplicação de multa ao cidadão que for flagrado jogando lixo nos logradouros públicos.
De acordo com a legislação, valerá como prova de cometimento da infração “a denúncia firmada por qualquer cidadão com o uso de foto ou vídeo em que seja possível ver e atestar a prática”.
A ideia é que, em Aparecida, também as câmeras em vias públicas substanciem os autos de infração.
R$ 33 MI: Bairros de Aparecida serão asfaltados
Acompanhe tudo que acontece em Aparecida de Goiânia seguindo a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post