Aparecida de Goiânia entrou para a faixa de risco amarelo no cenário de contaminação pelo novo coronavírus, causador da covid-19.
A informação foi dada pelo prefeito Gustavo Mendanha (MDB), em vídeo gravado nas redes sociais nesta 3ª feira (23).
Nas imagens, o Chefe do Executivo da cidade explica que a entrada no risco amarelo se deu por conta do nível de ocupação das UTIs, que agora é de 40%.
Com a mudança, Mendanha disse que espera, ainda nesta semana, a aprovação do fechamento dos comércios aos domingos, começando no dia 28 de junho.
Apenas os estabelecimentos classificados como essenciais (serviço de saúde de urgência/emergência, supermercados, postos de combustíveis e farmácias) estarão autorizados a funcionar no domingo.
Nos outros dias, segue o escalonamento setorial que já está em vigor.
Entramos no cenário amarelo. O que isso muda? Assista o vídeo e entenda. Deus nos abençoe! ??
Welcome back to Instagram. Sign in to check out what your friends, family & interests have been capturing & sharing around the world.
E se o cenário piorar?
Caso Aparecida entre no risco laranja de contaminação, considerado alto, os comércios terão que fechar aos sábados, a partir de 13h, e domingos.
“Caminhamos para onde eu menos queria e potencializo mais do que nunca a importância de seguir à risca tudo, absolutamente tudo, que os órgãos de saúde pedem”, publicou Mendanha em sua conta em uma rede social.
Números
No vídeo gravado pelo prefeito de Aparecida, ele demonstra preocupação com os números atuais da doença na cidade.
Mendanha disse que eram de 30 a 50 casos por semana. Mas nos últimos 10 dias, teve 800 novos diagnosticados.
Agora, ainda conforme o prefeito, são 70 casos diários na cidade, com 32 óbitos já registrados.
Domingo foi de aglomeração na Feira do Garavelo
Acompanhe tudo que acontece em Aparecida de Goiânia seguindo a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post