Muitos ainda nem sabem o que é veganismo, mas Solange Maria Guida, de 44 anos, e há três adepta ao estilo, garante que em pouco tempo a maior parte da população mudará os hábitos.
Ela é uma das donas de uma franquia internacional que prega o veganismo: a alimentação sem qualquer produto de origem animal. A dieta vegana segue os moldes da vegetariana, mas a ultrapassa no sentido de ser mais arrojada e seletiva com os alimentos.
Primeiro deste modelo a ser implantado no País
O restaurante vegano fica no Jardim América e foi o primeiro deste modelo a ser implantado no Brasil. A ideia já foi difundida em países como França, Alemanha, Espanha e Japão. Para os adeptos, o veganismo constitui uma forma de vida mais saudável, sem o abate de animais e ainda uma maneira de preservação ambiental, além de uma busca por um planeta sustentável.
Agropecuário
Solange conta que em um estado altamente agropecuário, como é o caso de Goiás, houve-se receio de que a ideia não desse certo, mas ela comemora os três anos do restaurante e garante que a clientela só cresce.
“As pessoas estão tendo consciência do mal que uma alimentação inadequada pode causar e vão passando por mudanças no comportamento. É a busca de uma vida melhor, que vai além do físico. É também zelo na parte espiritual”, afirma a comerciante, que diz não ter tido dificuldade quando mudou os hábitos da alimentação. “Foi um processo natural de adaptação, eu passei a ter consciência do que acontece por trás da carne”, salienta.
Tabu
Para Solange Guida, um tabu ainda precisa ser quebrado: o de que vegetarianos ou veganos só comem folhas e que as comidas não são saborosas. Ela explica que tudo que é feito com produtos de origem animal pode também ser preparado usando as substituições necessárias. Solange conta que há uma infinidade de pratos preparados e servidos no restaurante
a cada dia.
“Tudo pode ser feitos sem a carne ou sem produtos de origem animal e fica uma delícia. Temos, por exemplo, uma moqueca, que não é feita de peixe, mas quem come pode jurar que sim. O sabor é o mesmo. Além disso, fazemos feijoada, mas no lugar da carne de porco colocamos outros ingredientes como cogumelos. Temos ainda um frango vegano, que é altamente saboroso”, relata.
Filosofia
Para mudar o estilo de vida, Solange diz que o principal é ter consciência do que se come. Depois, se informar sobre os hábitos e a alimentação vegana: “Hoje temos muitos locais de informação. As pessoas devem se informar e conhecer nossa filosofia. Mudar a alimentação pode até parecer, no início, assustador e até mais caro, mas esse tipo de atitude é que vai determinar a longevidade de cada um. Além disso, a paz começa na mesa, em um prato sem violência. Como iremos pregar a paz se comemos aquilo que foi fruto de violência”, questiona.
Informações sobre o restaurante
Nome: Loving Hut – Cozinha Vegana e Vegetariana
Funcionamento: terça a sexta, das 11 às 14horas; sábado e domingo, das 11h30 às 14h30min.
Endereço: Rua C-238, Quadra 554, Jardim América
Telefone: 3087-9884
Discussão sobre isso post