Uma 4ª ata do MDB Aparecida confirmou a retirada dos vereadores Diony Nery, Edinho Carvalho e Fábio Ideal da chapa proporcional.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
O documento já está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Conforme apresentado em ata complementar, as candidatas Vera Louzada e Cláudia Ramos comunicaram suas renúncias e o partido precisou adequar sua chapa à proporção de candidatas mulheres.
Com as saídas, a chapa do MDB contou apenas com 5 mulheres registradas:
- Lúcia Quilombola;
- Luciene Liberato;
- Professora Simone do Pilates;
- Sgt. Eliane;
- Vanessa Maria.
Para esse quantitativo, o número máximo de candidatos homens é de 11 (68,75%).
Com os 3 vereadores que tentavam a reeleição pelo partido, MDB contava com 14 (73,7%) e precisou excluir 3 candidatos do sexo masculino para não correr o risco de ver sua chapa descumprindo a cláusula de gênero, de no mínimo 30% e, no máximo 70%.
Saída de apoiadores do Professor Alcides
Conforme noticiado pela Folha Z, os escolhidos foram Diony Nery, Edinho e Fábio Ideal.
Os 3 estão apoiando a candidatura do deputado federal Professor Alcides (PL) mesmo filiados ao MDB, que tem o ex-deputado Leandro Vilela como candidato a prefeito.
Apesar da saída, um dirigente afirmou à Folha Z que “não há perseguição”.
Conforme o emedebista consultado pela reportagem, a exclusão seguiu a prerrogativa do partido decidir quem vai ficar e eles devem optar por seguir com candidaturas que estão fechadas com o ex-deputado Leandro Vilela (MDB).
O documento com a exclusão dos 3 assinado pelo presidente municipal Alessandro Magalhães, e pelo tesoureiro Valdemir Souto.
Conforme a ata, o cancelamento dos nomes foi aprovado por unanimidade entre os presentes: Alessandro, Valdemir, Hans Miller e Arnaldo Leite.
O que dizem os candidatos excluídos na ata?
Procurados pela reportagem, os candidatos a vereador excluídos na ata complementar afirmaram que aguardam a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para tomarem uma decisão.
“A exclusão está na ata complementar, ainda não houve decisão. Estamos aguardando porque tanto o meu registro, quanto o do Diony e do Fábio estão deferidos. Sigo minha campanha normalmente”, explicou.
Conforme Diony, ele ainda não foi informado.
“Sou candidato vamos para as urnas. Estou trabalhando na minha reeleição”, afirmou.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Aparecida?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **WhatsApp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Aparecida”.
Discussão sobre isso post