Em Aparecida de Goiânia, o tratamento da obesidade grave deixou de ser um sonho distante.
Desde dezembro de 2022, o Hospital Municipal Iris Rezende Machado (HMAP) vem realizando procedimentos bariátricos com equipe especializada, e os números impressionam: mais de 145 pacientes já foram operados e muitos outros seguem em acompanhamento.
O serviço é ofertado de forma 100% gratuita pelo SUS, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e representa um avanço importante no cuidado com a saúde da população.
Podem ser encaminhados para cirurgia bariátrica no HMAP os moradores de Aparecida de Goiânia ou de outros municípios regulados pelo Estado que tenham diagnóstico de obesidade grave.
Indicação da bariátrica
A condição é caracterizada por Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 40, ou IMC a partir de 35 quando há comorbidades associadas, como diabetes tipo 2, hipertensão, apneia do sono, entre outras doenças relacionadas.
Importante: a avaliação e o encaminhamento para o procedimento devem ser feitos exclusivamente por endocrinologista da rede pública, seja ele de Aparecida ou de outra cidade com regulação para o HMAP.
O profissional é responsável por analisar o quadro clínico e iniciar o processo para a realização da cirurgia.
Como funciona a bariátrica
Moradores de Aparecida que enfrentam obesidade grave podem iniciar o processo de avaliação diretamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa ou pelo telefone:
- 0800-646-1590
Após o 1º atendimento, o paciente será encaminhado para avaliação com endocrinologista, profissional responsável por analisar o quadro clínico e indicar (ou não) a cirurgia bariátrica. Só após essa etapa é que o paciente pode ser referenciado para o HMAP.
Equipe especializada do aparelho digestivo
Antes da cirurgia, os pacientes com indicação passam por um acompanhamento multiprofissional, que inclui psicólogo, nutricionista, endocrinologista, anestesista e, se necessário, cardiologista ou psiquiatra.
Um dos cirurgiões responsáveis pelos procedimentos é o Dr. Renan Marangoni, médico do aparelho digestivo que também atua no Hospital Israelita Albert Einstein de Goiânia.
As cirurgias realizadas no HMAP seguem técnicas modernas, com destaque para os procedimentos videolaparoscópicos, menos invasivos, com recuperação mais rápida.
Os 2 tipos mais comuns de cirurgia realizados são:
-
Sleeve gástrico: parte do estômago é removida e transformada em um tubo estreito.
-
Bypass gástrico em Y de Roux: há redução do estômago com desvio de parte do intestino delgado.

Parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein
A 1ª cirurgia bariátrica do HMAP foi realizada em 9 de dezembro de 2022, com a presença do Dr. Sidney Klajner, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein.
A parceria segue firme desde então, e em 2023, durante a centésima cirurgia, Dr. Sidney retornou a Aparecida para novamente estar presente no centro cirúrgico.
A marca das 100 cirurgias foi superada e o hospital segue ampliando o número de pacientes atendidos.
Discussão sobre isso post