Aprovado em 1º turno na Câmara de Goiânia, na última 3ª feira (28), o Projeto de Lei Complementar 19/2023, que trata do Programa Centraliza marca um passo importante no plano de requalificação do Centro da cidade.
O texto prevê ações que garantam, dentre outros, a concessão de benefícios fiscais tanto para moradores, quanto para comerciantes e investidores que escolherem instalar seus negócios na região.
“Vamos continuar trabalhando juntos para um Centro vivo, requalificado e reocupado, com oportunidades de lazer, trabalho e tudo o que há de melhor nessa região tão importante e emblemática”, afirmou o prefeito Rogério.
A matéria segue agora para análise na Comissão de Finanças, antes da última votação em plenário da Câmara dos Vereadores.
Hoje, a proposta da Prefeitura traz no texto:
- Isenção de IPTU para estacionamentos horizontais e verticais e no ITBI da aquisição do imóvel;
- Isenção do IPTU para imóveis comerciais por 3 anos e de 40% por mais 2 anos. O valor pode chegar a 100% por 5 anos; e 40% por mais 3, caso o imóvel passe por Retrofit;
- Isenção de Imóveis residenciais de 100% por 5 anos e de 60% por até 10 anos com possibilidade de isenção integral por 8 anos e de 60% por até 13 anos para aqueles que passarem por Retrofit;
- Isenção total do ISS de 5 para 2% para negócios que se enquadrarem em potencialidades econômicas.
Ações de revitalização já ocorrem no Centro de Goiânia
O secretário de Finanças de Goiânia, Vinícius Henrique Alves, avalia que a aprovação do projeto pelos vereadores é a confirmação da potência que é o Centraliza.
“Ele ultrapassa os limites de uma única gestão. É um projeto de governo. Aprová-lo é fazer um bem imensurável às próximas gerações, que poderão experimentar um Centro vivo, pujante social e economicamente”, complementa.
Desde o início do ano, a Prefeitura já realiza trabalhos no Centro, como poda de árvores, varrição, manutenção e instalação de equipamentos mobiliários, como pergolados, bancos, mesas e lixeiras, foram iniciados.
Até o momento, foram trocadas 1.472 lâmpadas (51,29%), do total de 2.870, melhorando a iluminação e, por consequência, a segurança do local.
Também foram restaurados mais de 500 quilômetros de asfalto, além da retirada de fios mortos dos postes e a substituição de todos os abrigos de ônibus localizados no “Manto de Nossa Senhora”, que engloba as avenidas Araguaia, Paranaíba e Tocantins, por equipamentos modernos.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você precisa ficar atento ao que acontece nas entrelinhas, ao que os políticos fazem.
Faça parte de um seleto Canal no WhatsApp com o propósito de mostrar para você o que acontece nos bastidores da política de Goiânia, trazendo a verdade à tona ─ doa a quem doer.
Clique AQUI e faça parte AGORA