O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para decisão favorável à atuação das Guardas Civis Metropolitanas (GCMs) em todo o país, reforçando seu papel na segurança pública.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
Embasado nessa decisão, o presidente da Câmara, Romário Policarpo (Patriota), propõe para Goiânia a criação da Polícia Metropolitana, seguindo o modelo defendido pelo prefeito Ricardo Nunes em São Paulo.
Novo concurso na GCM Goiânia
Além da mudança de nomenclatura, o vereador também defende a realização de novo concurso público, já que o último ocorreu há 18 anos.
Conforme apurado pela Folha Z, hoje, o integrante mais jovem da Guarda Civil Metropolitana da capital é o próprio Romário Policarpo, com 37 anos.

Segundo Romário, com o reconhecimento do STF sobre as funções das guardas municipais, a Prefeitura de Goiânia deve ser cobrada a fazer os investimentos necessários na corporação.
Projeto de Lei Polícia Metropolitana
Ainda conforme Policarpo, há um Projeto de Lei em tramitação na Câmara para transformar a GCM em Polícia Metropolitana, reforçando, de acordo come ele, “a necessidade de modernização constante e da ampliação do efetivo”.
Com a decisão do STF, as GCMs podem realizar patrulhamento preventivo e comunitário.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”
Discussão sobre isso post