Pacientes do SUS podem receber tratamento de acupuntura de graça em Aparecida de Goiânia.
De acordo com entusiastas, a técnica de origem oriental se baseia no estímulo à produção de endorfinas e de substâncias analgésicas pelo cérebro, por meio de impulsos elétricos do sistema nervoso periférico espalhados pelo corpo.
O serviço é disponibilizado pelo Ambulatório Multiprofissional de Aparecida de Goiânia (AMAG) e lida com problemas agudos, levando qualidade de vida a pacientes em situação crônica.
Para isso, o usuário precisa ser encaminhado por um especialista em Ortopedia da rede municipal de Saúde, geralmente como parte complementar ao tratamento de fisioterapia.
Durante 2 dias da semana, a unidade oferece o serviço a pessoas previamente cadastradas, que são enviadas pela Superintendência de Regulação, Avaliação e Controle da SMS.
Foco na dor
Para o médico Lúcio Mauro Vasconcelos, especialista em Saúde da Família e pós-graduado em Acupuntura e Endoscopia Digestiva Alta, o foco principal é a dor.
Segundo ele, vários dos pacientes com problemas articulares crônicos de coluna relatam melhora com o tratamento.
“Estamos trabalhando com o sistema nervoso periférico e estimulando o eixo endocrinológico da pessoa para provocar a produção de substâncias que vão ajudar no controle da dor e ajudar no seu bem estar”, explica.
Mais 6 bairros terão asfalto em Aparecida. Veja quais
Acompanhe a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post