Foi inaugurada oficialmente neste sábado, 1º, a ala de hemodinâmica do Hospital Municipal de Aparecida Iris Rezende Machado (HMAP).
O novo setor hospitalar é destinado ao tratamento de doenças cardiovasculares.
A inauguração foi realizada pelo prefeito Vilmar Mariano, pela 1ª dama Sulnara Santana e pelo secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.
O evento foi marcado pela presença do ministro de Relações Institucionais da Presidência da República e ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do seu secretário executivo da pasta, Olavo Noleto.
O senador Vanderlan Cardoso, autor de emenda para o serviço de hemodinâmica, também compareceu ao evento.
O ex-prefeito Maguito Vilela, o ministro Alexandre Padilha e Olavo Noleto foram homenageados no evento.
11 anos do projeto
Foram 11 anos até a conclusão do projeto.
O ministro Padilha esteve na cidade em 2012, quando era ministro da Saúde do governo Dilma para autorizar a construção do HMAP.
11 anos depois, ele retornou para inaugurar a hemodinâmica da unidade.
Modelo para o Brasil
Padilha elogiou a unidade e a gestão da Saúde em Aparecida.
De acordo com o ministro, a cidade tem um padrão de excelência reconhecido.
“Esse modelo do HMAP e da gestão aqui de Aparecida de Goiânia é, para o Governo Federal, um dos modelos que vão inspirar o presidente Lula e a ministra da Saúde Nísia Trindade no nosso programa de redução de filas de cirurgias e de exames”, comentou o ministro.
Alexandre Padilha ainda reforçou que o Governo Federal está acompanhando o que Aparecida tem feito na redução das filas em especialidades que são complexas, tais como ortopedia, oftalmologia e cirurgia vascular.
O HMAP
O Hospital Municipal de Aparecida é o maior hospital do Estado.
Ficou conhecido regionalmente como o “Gigante do Centro-Oeste”.
A unidade tem 235 leitos operacionais, sendo 39 UTI´s adulta e 10 pediátricas, 155 leitos de enfermaria e 10 salas cirúrgicas.
O hospital tem ainda capacidade para realizar mais de 1.100 internações clínicas por mês, 646 cirurgias eletivas, 195 procedimentos hemodinâmicos, 8 mil consultas médicas ambulatoriais e 7 mil exames de imagem mensais.
Entenda o procedimento
A hemodinâmica é uma área de atuação destinada a diagnosticar e tratar disfunções relacionadas à circulação do sangue, como a doença arterial coronariana e infarto.
Ela é usada para procedimentos que utilizam técnicas como o cateterismo, angioplastia e colocação de stents.
Esses recursos, minimamente invasivos, permitem melhorar o fluxo sanguíneo para o coração, aliviar sintomas, prevenir agravamentos e salvar vidas.
Como todos os demais serviços do HMAP, o acesso ao tratamento de doenças cardiovasculares ocorre via Central Municipal de Regulação.
LEIA TAMBÉM:
Discussão sobre isso post