Antônio Bento, especial para o Folha Z
O prefeito Iris Rezende (MDB) lembrou, ao falar em ato no aniversário do bairro de Campinas, que há 70 anos desembarcou no local, que depois virou bairro após a criação de Goiânia.
Ao recontar a história da Campininha das Flores, Iris narrou do seu carinho pelo setor que “é homenageado todos os anos” para que a importância da comunidade “seja exemplo para todos os goianos”.
A Câmara Municipal de Goiânia também homenageou o setor com Sessão Solene Especial no Colégio Santa Clara.
Durante a assinatura simbólica da capital, moradores do bairro que contribuem para o desenvolvimento da comunidade receberam a Comenda do Mérito Campineiro Licardino de Oliveira Nery.
Ao todo, oito pessoas foram agraciadas e outras 19 receberam o diploma de Honra ao Mérito.
Iris ressaltou que Goiânia só existe pelo espírito de desprendimento da comunidade campineira, que abriu mão do status de cidade para virar um bairro da nova capital.
O colégio Santa Clara, fundado em 1922 por quatro Irmãs Franciscanas vindas da Alemanha, faz parte do acervo Art Déco.
Serviços
Até as 16 horas, Campinas e região tem à disposição 120 serviços nos estandes do Parque Campinas das Flores.
Desde a semana passada, a Prefeitura de Goiânia concentra ações em 25 bairros com diversos serviços:
- varrição de vias;
- capina manual;
- limpeza de córregos e mananciais;
- poda de árvores;
- pintura de meios-fios;
- revitalização de praças;
- operação tapa-buracos;
- execução de bueiros;
- tratamento de erosões;
- limpeza e recuperação de bocas de lobo;
- roçagens manual e mecânica.
A região também recebe reformas do prédio da administração da Praça Campininha das flores, do coreto da Praça Joaquim Lucio, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Vila Santana.
Recentemente, o córrego Cascavel teve o fundo do canal totalmente recuperado, além de melhoramento do sistema de drenagem, contenção dos taludes, com a revegetação das margens para proporcionar maior estabilidade, limpeza dos bueiros e construção de bocas de lobo onde foi necessário.
História
Campinas surgiu no ano de 1810. Liderado por Joaquim Gomes da Silva Gerais, um grupo de desbravadores em busca de ouro no ribeirão Anicuns foi o primeiro a povoar a região.
Em 1853, foi elevada à categoria de freguesia, passando a fazer parte da Vila de Bom Fim, atual cidade de Silvânia.
Em 1907, ganhou a denominação de Vila e sete anos mais tarde, em 1914, alcançou a emancipação política tornando-se município brasileiro do estado de Goiás.
Mas este status foi curto.
Em 1933, a cidade foi escolhida pelo então governador, Pedro Ludovico Teixeira, para ser a base de apoio dos trabalhadores para a construção da nova capital.
Em 1935, a Campininha das Flores foi definitivamente transformada em bairro goianiense.
Hoje, o setor Campinas é um dos bairros mais importantes de Goiânia e se transformou em um dos maiores polos comerciais da região Centro-Oeste.
É considerado um shopping a céu aberto, com ruas e avenidas que abrigam inúmeras lojas que atraem grande presença de consumidores com diversidade de produtos.
Na Avenida 24 de outubro estão os grandes varejistas de móveis, vestuário, calçados, unidades de saúde e instituições financeiras.
Já a Avenida Castelo Branco é referência no país no ramo do agronegócio.
CCJ aprova Título de Cidadão Goianiense para Bolsonaro
Acompanhe tudo que acontece em Goiânia seguindo o Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post