Para atender a demanda pós-Carnaval, a Secretaria de Saúde de Aparecida retoma nesta 4ª feira (2), as atividades nos postos fixos de vacinação e de testagem da covid-19.
A Central de Imunização funciona de 2ª à 6ª, das 8 às 18h, e aos sábados, das 8 às 12h.
Já as salas de vacinação das UBS´s ficam abertas de segunda à sexta, das 8 às 16h.
Para receber a proteção é necessário apresentar RG ou Certidão de Nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação.
As vacinas são gratuitas.
Vacinação contra a covid-19 em Aparecida de Goiânia
Em Aparecida, a população pode ter acesso a todas as vacinas de rotina em 34 postos fixos: Central de Imunização e Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos bairros Andrade Reis; Cardoso; Ilda; Independência; Buriti Sereno; Campos Elíseos; Cândido de Queiroz; Caraíbas; Chácara São Pedro; Cruzeiro do Sul; Expansul; Independência Mansões; Jardim Bela Vista; Jardim Boa Esperança; Jardim dos Buritis; Jardim dos Ipês; Jardim Florença; Jardim Olímpico; Jardim Paraíso; Jardim Tiradentes; Madre Germana; Nova Olinda; Papillon Park; Parque Trindade; Pontal Sul II; Residencial Anhambi; Residencial Garavelo Park; Retiro do Bosque; Riviera; Rosa dos Ventos; Santa Luzia; Santo André; e Veiga Jardim.
Em todos esses postos estão disponíveis vacinas contra a covid-19 para moradores a partir de 12 anos de idade, seja 1ª dose, 2ª ou o reforço.
A D1 é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF.
Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.
Já a 2ª dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a 1ª e a segunda aplicação: 28 dias para a Coronavac e 8 semanas para Pfizer e AstraZeneca.
Qualquer pessoa acima de 18 anos que tenha recebido a segunda dose dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há quatro meses já pode receber a dose de reforço (3ª dose) mediante a apresentação documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação.
Quem recebeu a dose única da Janssen também pode receber o reforço no intervalo de 2 meses.
Vacinação infantil
Crianças de 5 a 11 anos também estão sendo imunizadas contra a covid-19 em oito postos fixos: Central de Imunização e UBS´s dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Cardoso, Veiga Jardim, Retiro do Bosque; Jardim Olímpico; e Cândido de Queiroz.
Para receber a proteção contra o novo coronavírus, elas precisam estar acompanhadas de um responsável legal e apresentar certidão de nascimento ou RG, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação.
Caso o responsável não possa acompanhar, basta assinar um termo de autorização, que deve ser apresentado no momento da imunização.
Testagem
Além de postos fixos de vacinação, Aparecida conta também com 10 locais para realização de testes que permitem o diagnóstico da covid-19, sendo 7 UBS’s e 3 drive-thrus.
Em todos os postos, o exame disponibilizado é o RT-PCR, conhecido popularmente como teste do cotonete.
Ele é realizado mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”, bem como por encaminhamento médico. O acesso ao app pode ser feito diretamente no site da Prefeitura.
O exame padrão ouro está disponível, de segunda à sexta, nas UBS’s Garavelo Park, Independência Mansões, Expansul, Tiradentes, Buriti Sereno, Pontal Sul e Chácara São Pedro e nos drives do Centro de Especialidades, Hospital Garavelo e da Cidade Administrativa, das 8 às 16 horas.
Além disso, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e hospitais da cidade, o teste é feito 24h, todos os dias da semana, em pacientes internados.
Os resultados do RT-PCR ficam prontos entre 24h e 48h, dependendo da demanda, e as pessoas testadas recebem um protocolo para verificar o laudo do exame no site do laboratório.
Quem testa positivo para a Covid-19 é orientado e monitorado pela equipe da Telemedicina da Secretaria de Saúde. Ao todo, Aparecida já realizou 491.488 testes padrão ouro.
Discussão sobre isso post