Um possível surto de escorpiões em Aparecida de Goiânia mobilizou uma força-tarefa da Vigilância em Saúde e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU).
A ação de bloqueio foi realizada na tarde desta 2ª feira (15), no Conjunto Estrela do Sul.
Possível surto e ação da Prefeitura
A dona de casa, Lorraine Rodrigues Lopes, foi quem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) após uma vizinha ser picada por um escorpião.
Imediatamente, as equipes da Vigilância foram mobilizadas para a região, onde realizaram inspeções em áreas de maior incidência, como terrenos baldios e residências, para localizar possíveis criadouros.
A remoção de lixo e entulhos, dedetização e aplicação de inseticidas específicos foram realizadas pelos servidores a fim de minimizar a presença dos escorpiões.
Como evitar a presença de escorpião?
“Todos devem manter limpas as áreas internas e externas dos imóveis, retirando e manejando adequadamente lixo, entulhos, materiais de construção e folhagens, dentre outros. A sujeira contribui para a existência de baratas e outros insetos que servem de comida para os escorpiões”, ressalta o coordenador de Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS, Edson Fernandes.
Edson também aconselhou a verificação prévia em roupas e sapatos antes de utilizá-los, além de vedar e ou telar ralos e outros espaços que sirvam de entrada para os escorpiões.
O coordenador destaca que é importante que a população também faça sua parte para prevenir contra os animais peçonhentos, uma vez que foram registrados 55 casos de picada por escorpião em Aparecida.
Importante destacar que, segundo o Ministério da Saúde, o período do verão, de dezembro a março, com clima úmido e quente, é propício para o surgimento do animal.
Assistência
A população pode buscar maiores orientações junto à Vigilância em Saúde pelo telefone 3545-4819.
LEIA TAMBÉM:
Governo impõe limite e dívida de cartão de crédito tem novo teto; confira valores
Discussão sobre isso post