Boa parte dos veículos utilizados para o transporte escolar nos 246 municípios de Goiás está irregular. De acordo com o balanço das últimas vistorias realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), que foi encaminhado ao Ministério Público Estadual (MP-GO), 39% dos ônibus, microônibus ou vans, que prestam o serviço de transporte para estudantes, estão irregulares ou não passaram pela vistoria exigida, ou seja, estão sem o selo que viabiliza o trânsito legal pelos trechos estabelecidos.
Até junho deste ano 4,3 mil vistorias foram realizadas, deste total pelo menos 992 apresentaram irregularidades que colocam em risco a vida de estudantes e outros 692 nem sequer foram encaminhados para análise. A situação era ainda pior no último semestre do ano passado, quando 1.319 veículos foram reprovados e 1.619 não passaram pela fiscalização.
Mais de 2,5 mil veículos são antigos
Segundo informou o diretor de Operação do Detran, coronel Sebastião Vaz da Silva, com base na última vistoria finalizada no primeiro semestre deste ano, foi constatado que 1.333 ônibus e microônibus, dos 4,3 mil vistoriados, apresentam mais de 8 anos de uso. O que é pior, outros 1.272 têm mais de 10 anos de circulação, fator que prejudica o desempenho do veículo, da mesma forma que aumenta a possibilidade de acidentes.
Em razão disso, a partir de janeiro do ano que vem as equipes do órgão também irão fiscalizar, com base em uma nova portaria, os ônibus de transporte escolar que estão há mais de 10 anos nas estradas e impedir a circulação.
Discussão sobre isso post