Estão abertas em todo o Estado as inscrições para as novas turmas dos cursos de qualificação profissional do Bolsa Futuro, desenvolvido pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec).
Incentivo financeiro de R$ 75 por mês
São 150 mil vagas na modalidade, com incentivo financeiro de R$ 75 por mês. As solicitações de matrícula podem ser feitas nas unidades do programa, instaladas nos municípios onde serão ministrados os cursos.
Matrícula
Para se matricular, os candidatos precisam ter no mínimo 16 anos, ter concluído a 5ª série do Ensino Fundamental e pertencer a família de baixa renda cadastrada nos programas Renda Cidadão e ou Bolsa Família e com ganho mensal familiar de até meio salário mínimo por pessoa.
Para solicitar a matrícula, o candidato a um curso de qualificação tem que comparecer ao polo do programa no seu município e apresentar cópia dos documentos pessoais e de comprovação de renda. Beneficiários do Renda Cidadã ou do Bolsa Família devem apresentar o número de cadastro no programa.
Oferta vai atender demanda
Diferentemente do procedimento adotado no ano passado, desta vez as solicitações de matrículas não têm prazo definido para a inscrição. A Sectec vai ofertar os cursos de acordo com a demanda por qualificação. As 150 mil vagas serão para este ano e para 2014. As aulas das primeiras 50 mil vagas preenchidas começam no dia 4 de novembro.
Os cursos da modalidade com incentivo financeiro são dez: eletricista e encanador; cuidador de idosos e crianças; destilador de álcool; caldeireiro; porteiro e zelador; recepção de hotel e atendente de bar; reprodução animal; secretariado e rotinas administrativas; técnicas agrícolas; e técnico em vendas.A Sectec já recebeu cerca de 30 mil pedidos de matrícula.
As pré-inscrições foram feitas durante as edições do Governo Junto de Você, diretamente no estande de atendimento da pasta. O número de municípios atendidos também foi ampliado dos atuais 53 para 75. Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad, a expansão “tem como objetivo atender à crescente demanda por qualificação e à excelente aceitação do programa nas regiões atendidas”.
As aulas da primeira turma do Bolsa Futuro terminaram em julho deste ano e os certificados já começaram a ser entregues aos participantes. Ao todo, 43 mil dos 50 mil alunos matriculados concluíram um ou mais cursos de qualificação do programa nos 53 municípios atendidos.
–
Discussão sobre isso post