O ex-presidente Jair Bolsonaro tem como meta eleger pelo menos 2 senadores e 2 deputados federais de sua família nas eleições de 2026.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
A estratégia, revelada por ele no início do ano, mira cargos-chave no Congresso Nacional, mas pode sofrer alterações diante das mudanças recentes no cenário político, incluindo sua prisão e a possível inelegibilidade até lá.
Nomes cotados pela família Bolsonaro
Senado Federal:
- Michelle Bolsonaro (PL), ex-primeira-dama, pelo Distrito Federal;
- Flávio Bolsonaro (PL), atual senador, buscará a reeleição pelo Rio de Janeiro;
- Eduardo Bolsonaro (PL), atualmente deputado federal licenciado, deve disputar por São Paulo.
Câmara dos Deputados:
- Carlos Bolsonaro (PL), vereador no Rio, deve transferir domicílio eleitoral para Santa Catarina e disputar vaga de deputado federal;
- Jair Renan Bolsonaro (PL), vereador em Balneário Camboriú (SC), também é pré-candidato a deputado federal, mas ainda não tem idade mínima (35 anos) para o Senado, ele tem 27 anos.

Mudanças no tabuleiro
A conjuntura política vem mudando desde que os planos foram revelados.
O nome de Eduardo Bolsonaro, por exemplo, perdeu força após a repercussão negativa do aumento de tarifas de importação, apelidado de “tarifaço de 50%”, além de sua longa permanência nos Estados Unidos.
Nos bastidores, é cogitado que, se Eduardo não retornar ao país para a disputa, seu tio Renato Bolsonaro (PL) poderá substituí-lo como candidato ao Senado por São Paulo.
Carlos Bolsonaro também é observado como potencial nome para concorrer por Santa Catarina, caso concretize a mudança de domicílio eleitoral.
Disputa presidencial
Apesar da inelegibilidade de Jair Bolsonaro, aliados ainda discutem possíveis nomes da família para a sucessão presidencial.
Michelle Bolsonaro, Flávio e Eduardo são apontados como alternativas.
Entre eles, Flávio é visto como o mais moderado, com maior aceitação no Centrão.
Já Michelle e Eduardo têm apoio mais forte entre as alas ideológicas mais à direita.
Discussão sobre isso post