O governador de Goiás e pré-candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado, anunciou nesta 3ª feira (5), durante agenda em São Paulo, na sede da Bolsa de Valores (B3), que o União Brasil adotará obstrução total nas pautas em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
O movimento impede a abertura de sessões e a votação de projetos no Congresso Nacional.
Segundo Caiado, a decisão foi tomada em conjunto com lideranças do partido e teve o aval do presidente da sigla, Antônio Rueda, que está em viagem à Grécia.
“A partir de agora, o União Brasil entra em obstrução total em todas as votações na Câmara e no Senado”, afirmou Caiado à imprensa.
De acordo com ele, a medida é uma reação à falta de diálogo institucional por parte do governo federal e também às recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente a que determinou prisão domiciliar para o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros investigados por suposta tentativa de golpe de Estado.
“A decisão foi tomada após conversas com colegas e com o presidente Rueda. Não podemos mais aceitar o que está acontecendo sem que haja diálogo político”, acrescentou.
Divergência com Alcolumbre
A decisão também expõe um racha interno no União Brasil. O movimento de obstrução contraria o posicionamento do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, que é filiado ao mesmo partido e tem mantido interlocução com o governo federal.
Discussão sobre isso post