O governador Ronaldo Caiado se apega a decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para confiar na reversão da sua inelegibilidade e da cassação da chapa do prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel, por abuso de poder político em reunião com vereadores eleitos e com suplentes.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
Durante entrevista coletiva concedida à imprensa na tarde desta 4ª feira (11), o governador citou uma decisão do ministro Dias Tóffoli, que diz respeito à utilização da residência oficial e utilização da Casa para ats de campanha e pré-campanha.
Caiado lembra Lula e Bolsonaro
Caiado ainda lembrou casos do presidente Lula e dos ex-presidentes Dilma e Jair Bolsonaro.
O governador citou ainda que, em 2018, o Palácio das Esmeraldas foi usado por seus antecessores e também contou com decisão favorável.
“Em 2018 este mesmo Palácio, essa mesma sala, que faz parte da residência oficial do governador, foram ocupadas pelos que me antecederam, fazendo campanha eleitoral e com a mídia documentando e houve decisão do TRE que se trata da residência oficial do governador”, explicou.
Na sequência, Caiado lembrou de uma reunião em que ele mesmo participou, com ex-presidente Jair Bolsonaro, no 2º turno das eleições de 2022, no Palácio da Alvorada.
“Vocês sabem que apoiei o presidente Bolsonaro. Lá estive, junto com outros 80 prefeitos. Fomos levar apoio ao presidente. Almoçamos lá, nos reunimos, assim como tivemos reunião com os cantores tudo lá, dentro do Palácio”, acrescentou.
Outro fato citado por Caiado foi em 2024.
Segundo o governador, o presidente Lula gravou todas as matérias e pediu voto para o deputado federal Guilherme Boulos, que concorreu a prefeitura de São Paulo, dentro do Palácio da Alvorada.
“Não pode ter dois pesos e duas medidas. Aqui é minha residência, eu moro aqui, eu tinha uma reunião para alertar vereadores eleitos com poderes constituídos e a Câmara de Vereadores, tanto a eleita, quanto a que estaria em mandato futuro”, emendou.
Confiança em reversão
Apesar de se defender da decisão da 1ª instância, Caiado afirmou que vai respeitar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral.
“Eu acredito na Justiça. Tenho certeza de que a resposta será dada”, afirmou.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”
Discussão sobre isso post