Uma liminar da Justiça Eleitoral obrigou o influenciador e candidato a vereador Cleitin Mil Graus (PRD) a excluir 5 vídeos de sua propaganda eleitoral nas redes sociais.
Os motivos listados em decisão incluem: preconceito contra nordestinos, discriminação contra mulheres, homofobia e abuso de poder econômico.
O documeto foi assinado pelo juiz da 135ª Zona Eleitoral, Alessandro Machado, nesta 5ª feira (26).
Justiça acatou pedido do PSOL contra Cleitin
O magistrado acatou parcialmente um pedido da presidente municipal do PSOL, Manu Jacob, que também concorre a uma vaga na Câmara Municipal de Goiânia.
A candidata denunciou 11 vídeos do candidato a vereador.
5 vídeos terão que ser excluídos imediatamente no prazo de 48 horas, sendo que dos 2 vídeos inscritos na decisão já estão indisponíveis no Instagram do candidato.
A multa diária para o descumprimento foi definida em R$ 5 mil.
Denúncia do PSOL
Conforme denúncia do PSOL, os vídeos fazem apologia ao roubo, à xenofobia, campanha imprópria e supostas irregularidades.
O magistrado entendeu que os vídeos afrontam a legislação eleitoral por abuso e uso indevido dos meios de comunicação social e deferiu o pedido de tutela antecipada.
O juiz ainda orientou ao candidato que leia as legislações pertinentes à propaganda eleitoral para não utilizar indevidamente seu perfil que preexiste na rede social para veicular propagandas irregulares, “não confundindo o conteúdo produzido como influenciador digital com o conteúdo produzido como candidato”.
Procurada pela Folha Z para comentar a decisão, a autora do pedido comemorou a decisão e diz que há perspectiva de que a candidatura de Cleitin seja indeferida.
“Essa foi uma primeira vitória por nossa ação denúncia também abuso de poder econômico contra mulheres, nordestinos e LGBTI+”, disse a presidente pessolista.
O que diz Cleitin Mil Grau?
À Folha Z, Cleitin Mil Graus confirmou a exclusão dos vídeos e disse que respeita a decisão da Justiça Eleitoral e mudará o tom dos conteúdos
O candidato ainda afirmou que os vídeos em questão não eram sérios, mas que pretende tirar a máscara e fazer um trabalho com outra postura, caso seja eleito vereador.
“Essas propagandas foram brincadeiras, mas há algumas pessoas que estão levando para o coração porque estão preocupadas com a minha eleição, porque sabem que vou ganhar“, afirmou.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”