O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) será liberado pela Caixa a partir do dia 20 de dezembro e a Folha Z elaborou um passo a passo para te ajudar a saber o seu saldo e como sacá-lo.
São 5 opções disponibilizadas pelo banco: mensagem SMS via celular, extrato resumido e completo, atualização de endereço, aplicativo FGTS e créditos complementares.
Mensagem SMS via celular
Esse serviço permite a você trabalhador obter informações sobre as movimentações em sua conta vinculada ao FGTS.
Para isso, é necessário informar seu número de NIS (PIS/PASEP) e da senha Internet cadastrada por meio de confrontação cadastral ou com o uso da Senha Cidadão.
Os avisos SMS informam sobre o valor do depósito mensal feito pelo empregador, o saldo atualizado com juros e atualizações monetárias e, quando houver, a liberação de saque ou ajustes na conta.
Com a adesão ao serviço, você cliente deixa de receber o extrato bimestral de papel em casa.
Faça AQUI sua adesão ao serviço.
Extrato resumido e completo
O serviço extrato pode ser acessado mediante informação do NIS (PIS/PASEP) e da senha Internet cadastrada por meio de confrontação cadastral ou com o uso da Senha Cidadão.
Neste serviço é apresentado detalhamento dos seus dados cadastrais e os lançamentos realizados na sua conta vinculada nos últimos 6 meses.
A tela de Extrato do FGTS exibirá as contas vinculadas ao FGTS para o NIS(PIS/PASEP/NIT) informado, contendo os seguintes dados da conta:
- Dados cadastrais do empregador;
- Dados cadastrais do empregado;
- Data da última atualização realizada no saldo;
- Saldo;
- Todos os lançamentos verificados na conta (débitos e créditos) relativos ao mês corrente mais os seis meses anteriores.
No Extrato completo são apresentadas todas as contas vinculadas do FGTS para o número de inscrição PIS/PASEP informado, o saldo atualizado e todos os lançamentos das suas contas de FGTS desde o primeiro depósito.
Atualização de endereço
Este serviço é acessado mediante informação do NIS (PIS/PASEP) e da senha Internet cadastrada por você por meio de confrontação cadastral ou com o uso da Senha Cidadão.
Nele, você realiza a alteração do seu endereço, garantindo a geração e postagem do extrato FGTS regular via correios.
Isto lhe permite o acompanhamento dos lançamentos realizados em sua conta FGTS.
Aplicativo FGTS
Com o App FGTS Trabalhador, você pode consultar os depósitos em sua conta FGTS, atualizar o seu endereço e localizar os pontos de atendimento mais próximos.
Tudo direto do seu smartphone, a qualquer hora e em qualquer lugar.
Baixe o app na Google Play, na App Store ou na Windows Store.
Créditos complementares
São atualizações monetárias creditadas pela Caixa aos trabalhadores que possuíam contas vinculadas do FGTS durante a vigência dos planos Verão e Collor I, nas condições previstas na Lei Complementar 110, de 29 de junho de 2001.
A Lei Complementar n° 110/2001 autorizou a Caixa a realizar créditos nas contas vinculadas do FGTS, referentes ao complemento de atualização monetária da aplicação:
- dos percentuais de 16,64% do Plano Verão (janeiro de 1989);
- e 44,8% do Plano Collor I (abril de 1990).
Faz jus aos créditos complementares o trabalhador que possuía saldo em conta vinculada em 01/12/1988, deduzido os saques efetuados entre 2/12/1988 e 28/2/1989.
Além disso, saldo em conta vinculada em 01/4/1990, deduzidos os saques efetuados entre 2/4/1990 e 30/4/1990.
E formalizou também o Termo de Adesão até o dia 30 de dezembro de 2003, na forma prevista na Lei Complementar nº 110/2001.
Os Créditos Complementares foram liberados em parcelas semestrais, a partir do mês seguinte à entrega do Termo de Adesão e de acordo com o valor a receber, observando o cronograma fixado à época.
O crédito das parcelas programadas aconteceu até janeiro de 2007 e podem ser sacados, desde que comprove algum dos requisitos previstos na Lei n° 8.036/1990 e na Lei Complementar n° 110/2001.
Este serviço pode ser acessado mediante informação do NIS (PIS/PASEP) e da senha Internet cadastrada ou com o uso da Senha Cidadão.
Você pode consultar seu extrato e a informação dos valores de Créditos Complementares do FGTS a receber e a memória de cálculo.
Consulte AQUI os Créditos Complementares.
Mais informações
Outras dúvidas e mais informações podem ser obtidas no número 0800 726 0207, ou em qualquer Rede de Atendimento físico.
Confira também este vídeo explicativo do App da Caixa:
https://youtu.be/7eTQUQRDp60
Veja quem tem direito ao saque imediato de R$ 998 do FGTS
Acompanhe a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post