Constantemente observo no mercado de trabalho a existência de profissionais que fazem de tudo para serem líderes e influenciar seus parceiros, todavia, na maioria das vezes essas pessoas não obtêm sucesso nesse processo, gerando desmotivação para o profissional e problemas de gestão para a empresa.
Mas, o que ocorre e por que existem profissionais que não atingem estes objetivos? Na maioria das vezes, o grande erro é apenas uma fórmula pronta para essa mudança e seguir a mesma didaticamente, sem nenhuma reflexão sobre sua nova postura e adequação dessas à sua personalidade, o que faz com que a situação seja forçada.
O grande segredo para influenciar pessoas é conhecer a fundo o que faz, acreditar e aprimorar a forma com que passa este conhecimento para que seja convincente e motivador. São muitos os pontos que levam a pessoa a atingir o estágio de ser um líder e ser referência entre os demais, abaixo me aprofundarei em alguns destes pontos:
Qualificação profissional
Só é influente em um campo de atuação quem tem conhecimento do que fala e passa convicção disso. É fundamental que se busque sempre o aprimoramento, seja por meio de práticas, textos e cursos.
Resiliência
A capacidade de se adequar às novas realidades e obstáculos que o mercado oferece é uma qualidade buscada por muitos, a maioria dos profissionais é resistente e isso prejudica o seu crescimento, por isso busque sempre entender novas situações e se adaptar às mesmas, quanto antes fizer isso, mais influenciará os demais, que também terão que fazer o mesmo no futuro.
Relacionamento interpessoal
É importante que se saiba como conversa e como passar as ideias para as pessoas, e para isso a competência mais importante é o autoconhecimento, através dele se consegue estabelecer relacionamentos interpessoais mais eficazes proporcionando um processo contínuo de aprendizagem.
Networking
Quanto mais bem relacionado for o profissional, mais ele influenciará os demais, um bom relacionamento mostra que as pessoas têm o que dizer e que são confiáveis, assim, busque sempre demonstrar relações sólidas e se relacionar com pessoas que realmente sejam relevantes no seu meio profissional.
Essas são apenas alguns dos pontos que as pessoas que querem ter o poder de influenciar as demais devem desenvolver. Lembre-se: só se obterá o sucesso nessa ação com autoconhecimento e com a adequação das necessidades às características individuais.
Ricardo M. Barbosa é engenheiro de produção formado pela Universidade Paulista (UNIP), pós-graduado em Gestão de Projetos pela Fundação Vanzolini da Universidade de São Paulo e mais
Discussão sobre isso post