4 órgãos da Prefeitura de Goiânia são alvos de operação da Polícia Civil, na manhã desta 4ª feira (20), que investiga supostos crimes de corrupção que ocorrem desde 2022.
Os alvos são:
- Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg)
- Secretaria Municipal de Infraestura Urbana (Seinfra)
- Secretaria Municipal de Administração (Semad)
- Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma)
Segundo a Polícia Civil, os órgãos são investigados por suspeita de fraude em licitações, modificação irregular de contratos, peculato, constituição de organização criminosa e corrupção ativa e passiva.
A investigação aponta que 2 núcleos estariam envolvidos na prática dos crimes:
- 1 com sócios administradores das empresas que participavam das fraudes
- 1 outro com a participação de servidores públicos que atuavam na alteração de licitações e contratos
Como ocorriam os crimes
De acordo com a Polícia Civil, os 2 grupos agiam juntos para favorecer a escolha das empresas investigadas diante das licitações promovidas pelos órgãos alvos da operação.
Foram identificadas fraudes em ao menos 5 licitações de fornecimento de materiais para obras de recapeamento de asfalto em Goiânia.
A partir delas, foram gerados 10 contratos, com valor total que ultrapassa mais de R$ 50 milhões.
A Polícia Civil apontou que as empresas ofertaram valor abaixo de custo do produto, vendido exclusivamente pela Petrobras.
Sendo assim, as empresas vencedoras não possiam autorização da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para comercializar o produto negociado.
As licitações só puderam ser vencidas a partir da entrega de certidão falsa ao longo do processo.
Operação na Prefeitura de Goiânia
Para realização da operação, a Polícia Civil cumpre 25 mandados de busca e apreensão contra pessoas físicas, 4 mandados em sedes de órgãos públicos municipais e 3 mandados em sedes de empresas.
Além dos mandados de busca e apreensão, foram autorizadas medidas judiciais para o afastamento dos sigilos bancários e fiscais de 29 investigados.
Também foram suspensos os contratos com suspeitas de fraudes.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”