O curso de Medicina do Centro Universitário Unifan atingiu conceito máximo da Comissão Avaliadora do MEC (Ministério da Educação).
Os avaliadores designados para a realização do Relatório do Curso de Medicina Presencial estiveram em Aparecida de Goiânia entre os dias 3 e 5 de maio para observar toda a estrutura do curso.
Foram avaliados a matriz curricular, projeto do curso, metodologias de ensino, controle do domínio do conteúdo ministrado por parte do acadêmico e o passo a passo do processo de formação.
O Corpo Docente e Tutorial passou por severa observação da formação dos seus membros, sendo verificada com igual critério a titulação, experiência profissional e em sala de aula, além da atuação da coordenação, sua interação com os coordenados e o controle geral das atividades propostas.
Na infraestrutura, foram avaliadas as condições de trabalho para o corpo docente e as condições de aprendizagem dos acadêmicos.
O conforto e funcionalidade das salas de aulas, salas dos professores, o acesso aos equipamentos e tecnologia para a aprendizagem, os laboratórios necessários e disponibilizados para o ensino.
As bibliografias básicas e as complementares também tiveram participação direta na excelência de avaliação alcançada pelo curso.
Proximidade do curso de Medicina da Unifan com o SUS
Outro aspecto fundamental para alcançar nota máxima na avaliação foi a proximidade do curso de Medicina do Centro Universitário Unifan com o Sistema Único de Saúde.
O Ambulatório de Atendimento à Comunidade, com atendimento pelo SUS, onde professores prestam assistência à coletividade com o acompanhamento dos alunos, impressionou os avaliadores.
O conceito no Relatório de Avaliação de Reconhecimento do Curso de Medicina pelo MEC tem variação de notas de 0 a 5.
O Curso de Medicina da Unifan não obteve nenhuma média abaixo de cinco.
Para o reitor da Unifan, Professor Alcides Ribeiro Filho, a conquista é a coroação de um projeto que nasceu para atender com excelência a formação de médicos e seguiu todos os passos até receber a nota máxima do MEC.
“O conceito 5 aponta que não existe nenhum curso de Medicina melhor ministrado do que o nosso, em todo o Brasil. Quem está em nível próximo, tem o mesmo conceito do que nós”, aponta o reitor.
Discussão sobre isso post