A Prefeitura de Aparecida vai lançar por videoconferência nesta 6ª feira (14) as obras de 5 eixos viários na região do Garavelo e do Buriti Sereno.
Com previsão de entrega para daqui 3 anos e meio, o projeto inclui 26 km de asfalto duplicado, 2 pontes e um bueiro celular.
Para a empreitada, serão aplicados R$ 72 milhões, parte de um empréstimo contraído pelo município com a Corporação Andina de Fomento (CAF).
As obras já vão começar na semana que vem.
Entenda como será cada uma das etapas dos Eixos:
Eixo Leste-Oeste 01
Com 8,9 km, o Eixo Leste-Oeste 01 é o maior em extensão.
Ele foi dividido em 5 trechos e 3 deles terão obras sendo executadas já nesse ano. O Eixo interliga o Jardim Maranata ao Jardim Helvécia, na divisa com Goiânia.
O trajeto parte da GO-040, passando pelas Avenidas Major Olegário, Crisólito, Missionários, seguindo pela 4ª Avenida, que corta as Avenidas Nossa Senhora Aparecida e 1ª Avenida, chegando à Avenida 28 de julho.
Ele passará por bairros como Aeroporto Sul, Alto Paraíso e Goiânia Park Sul.
Neste trecho será construída uma nova pista, para chegar à Avenida Presidente Vargas, no Buriti Sereno, passando pela Avenida Atlântica e entrando na Avenida Graça Aranha, que corta a Avenida Brasil, no Buriti Sereno.
Por fim, chegará à Avenida Nilo Peçanha, passando então pela 1ª Radial em direção à Rua Guajupia, no Jardim Helvécia chegando então à Avenida Rio Verde. Em todo o percurso serão implantados bueiros para melhor escoamento dos córregos.
Eixo Leste-Oeste 02
O Eixo Leste-Oeste 02, com 4,85 km de extensão, vai contemplar um pedido antigo dos moradores, que é a duplicação da Avenida Uirapuru e da Avenida 12, continuação da Avenida das Nações.
Pelo projeto, cujas obras serão divididas em dois trechos, o trajeto começa pela Avenida Atlântica, no Buriti Sereno, segue na Avenida Beira Mar, no Colonial Sul, entrando na Avenida Brasil, no Jardim Veneza, e passando então para a Avenida das Nações.
O Eixo chegará à Avenida 12, que será duplicada e finalizará na Uirapuru, que também terá o trecho duplicado e ampliado com a construção de uma ponte.
Eixo Leste-Oeste 03
Com 3,65 km, o Eixo Leste-Oeste 03 também será dividido em 3 trechos, com 2 deles tendo obras iniciadas ainda neste ano.
Este trajeto inicia-se pela GO-040, passando pela Primeira Avenida, no Setor Serra das Brisas, confluindo com parte do trecho do Eixo Leste-Oeste 01, e entrando na Avenida 28 de julho.
Ele passará então para a Avenida C-07, no Goiânia Park Sul, cortando a Avenida C, e finalizando na Avenida Delfim Moreira, no Buriti Sereno, até chegar à Avenida Beira Mar, que faz parte do Eixo Leste-Oeste 02.
Eixo Leste-Oeste 04
O Eixo Leste-Oeste 04, que dá acesso ao Campus da Universidade Federal de Goiás e ao Aeroporto Executivo Antares, foi lançado na 4ª feira (12).
A pista tem início no final da Avenida Santana e segue até a UFG, onde também serão pavimentados o estacionamento e as pistas de acesso interno da universidade.
Eixo Leste-Oeste 05
O Eixo Leste-Oeste 05, com 3,05 km, parte do Anel Viário, no Buriti Sereno, passa pelas Avenidas Nossa Senhora de Fátima, Portugal e Avenida Prado Junior, também no Buriti Sereno, acessando, então, a Avenida 12, no Parque das Nações. Assim, ele interligará os eixos 01 e 02, promovendo mais mobilidade.
O projeto ainda contemplará a construção de um bueiro em concreto armado, de cerca de 36 metros de comprimento, fazendo interligação do Polo Empresarial Goiás com o Residencial Agenor Modesto, na altura do Instituto Federal de Goiás.
Compõem ainda o programa de Reestruturação Viária da Bacia do Ribeirão Santo Antônio a construção de duas pontes, sendo uma entre os bairros Campos Elísios e Jardim Florença.
A outra ponte, sobre o córrego Poções, interligará os setores Veiga Jardim e Terra Prometida, na Avenida Francisco Veiga Jardim.
LEIA MAIS ? Projeto ousado pretende acabar com a falta d’água em Aparecida
Acompanhe tudo que acontece em Aparecida de Goiânia seguindo a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post