Recém-chegado na Câmara, o vereador Fabrício Rosa (PT) está usando a mesma tribuna que os vereadores da base do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) usam na Câmara de Goiânia, à direita da Mesa Diretora.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
A intitulada “tribuna da oposição”, à esquerda da mesa diretiva, foi deixada para trás pelo petista que deixou o espaço que é adaptado para parlamentares e pessoas com deficiência (PcDs).
O petista chegou a fazer seu discurso de posse no espaço, mas deixou a tribuna e já é visto discursando à direita.
Conforme o petista, ele vai usar a tribuna que for melhor.
“Quando levo um documento, ou algo para apoiar na leitura, fica impossível fazer a leitura por causa da distância. Porque é muito baixo e o microfone fica também mais baixo”, afirmou.
Hoje, o espaço tem sido usado por 3 vereadores:
- Aava Santiago (PSDB);
- Kátia Maria (PT);
- Willian Veloso (PL).
O único vereador PCD é Veloso, que atua de forma independente no Poder Legislativo.
À Folha Z, Veloso disse não ligar para essas convenções criadas pela oposição.
“Me considero independente, pois se eventuais bons projetos para a população forem apresentados pelo prefeito, não tenho nenhuma objeção em votar a favor”, afirmou.
Diferença entre tribuna da oposição e da situação
Nas Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional, há uma distinção entre os deputados da situação e da oposição.
Os parlamentares governistas (que apoiam o Governo estadual ou Federal) usam a tribuna de discurso à direita da Mesa Diretora.
Os opositores usam a tribuna à esquerda.
Exemplo:
- Deputados do PT, como o goiano Rubens Otoni, usavam o espaço à esquerda entre 2019 e 2022, quando a gestão era do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e, após 2023, têm usado a tribuna à direita;
- Deputados do PL, como Professor Alcides, que foi eleito em 2018 e reeleito em 2022 usam o espaço à esquerda, durante a gestão do presidente Lula (PT) e usavam o espaço à direita entre 2019 e 2022.
É justamente dessa distinção que os hoje ex-vereadores Santana Gomes (PRTB) e Mauro Rubem (PT), que foram deputados estaduais, “ativaram o espaço” e intitularam o espaço como “tribuna da oposição”.
Procurada pela Folha Z, a direção da Câmara de Goiânia esclareceu que a tribuna à esquerda é prioritária para PCDs e que não há essa distinção por alinhamento político.
LEIA TAMBÉM:
Indicação de Pedro Wilson para o Iphan foi bancada pela base de Lula em Goiás
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você precisa ficar atento ao que acontece nas entrelinhas, ao que os políticos fazem.
Faça parte de um seleto Canal no WhatsApp com o propósito de mostrar para você o que acontece nos bastidores da política de Goiânia, trazendo a verdade à tona ─ doa a quem doer.
Clique AQUI e faça parte AGORA
Discussão sobre isso post