O tempo seco e quente é a marca do meio do ano em Aparecida de Goiânia e Goiás e com ele vem também o perigo das queimadas e incêndios.
Além do aumento natural da ocorrência de fogo na vegetação, a ação do homem torna a situação ainda mais preocupante.
O problema ganha mais destaque sobretudo em cidades com muitas áreas abertas e sem edificações, como é o caso de Aparecida.
Pensando nisso, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, decidiu enviar um alerta para a população: não utilize fogo para limpar qualquer terreno nesta época de seca.
Caso as chamas se propaguem de forma descontrolada, por meio até de uma simples fagulha, os prejuízos podem ser incontáveis.
E, para aqueles mais desavisados, não custa lembrar que a prática também constitui crime:
“Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:
Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa.”
No âmbito do município, o Código de Posturas determina que é proibido queimar, mesmo dentro do quintal, lixo ou quaisquer detritos ou objetos em quantidade capaz de importunar a vizinhança.
A multa para quem causar queimadas no município pode variar de R$ 560 a R$ 5 mil.

Risco à saúde
Mas não é só no bolso que as queimadas mexem.
Em tempos de covid-19, incêndios são um risco maior para quem tem problemas respiratórios.
Além dos transtornos provocados por doenças como rinite, asma, bronquite e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, a gravidade aumenta com a falta de equipamentos como respiradores e vagas e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) quando a crise é muito grave.
A fumaça de queimadas florestais também pode provocar dor e ardência na garganta, tosse seca, cansaço, falta de ar, dificuldade para respirar, dor de cabeça, rouquidão e lacrimejamento e vermelhidão nos olhos.
Nada legal!

Como denunciar
Se você é a vítima dessa prática ilegal, saiba que pode denunciar os infratores.
Para denunciar a ocorrência de fogo em área urbana de Aparecida de Goiânia, a população pode ligar para a Central de Atendimento da Semma, que funciona 24h, pelo telefone 3238-7216.
É possível ainda enviar mensagem de texto para o WhatsApp 98459-1661.
Paralelamente, o cidadão também pode buscar socorro junto ao Corpo de Bombeiros (193) e Defesa Civil de Aparecida (199).
Acompanhe tudo que acontece em Aparecida de Goiânia seguindo a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post