Com cenário incerto na corrida eleitoral para prefeitura de Goiânia, a disputa terá impacto direto das influências dos principais cabos eleitorais no município: o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
Assim que os nomes de Sandro Mabel e Fred Rodrigues foram confirmados no 2º turno, os principais noticiários do país destacaram o confronto entre nomes de Caiado e Bolsonaro na capital goiana.
De fato, Mabel teve uma candidatura construída ao redor da força do governador, que abraçou – e ainda abraça – o projeto durante todo o período eleitoral, enquanto Fred foi impulsionado pela participação de Bolsonaro na campanha.
Agora, no 2º turno, pesquisas indicam cenário incerteza e empate entre os candidatos, o que indica que o potencial de fortalecimento e conversão de votos pode depender ainda mais dos líderes partidários.
Mabel, além de Caiado, tem em sua base nomes como o vice-governador Daniel Vilela e deputados como Dr. Zacharias Calil (União Brasil) e Silvye Alves (União Brasil), que tem atuado na busca pela consolidação do apoio dentro da base do governador.
Em praticamente todos os eventos, há deputados e até mesmo prefeitos que já tiveram suas respectivas vitórias nas urnas, como o prefeito reeleito de Trindade, Marden Jr. (União Brasil), que tem atuado ao lado de Sandro na capital.
Consolidação na base bolsonarista
A busca por uma consolidação dentro da base bolsonarista também tem sido feita por Fred.
O liberal tem caminhado ao lado de apoiadores importantes, como o deputado e aliado, Gustavo Gayer (PL), e já trouxe o ex-presidente Jair Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e o deputado federal Nicholas Ferreira (PL-MG).
Com o afunilamento das campanhas, Mabel e Fred precisarão de todo o esforço de cada 1 destes apoiadores, que pode fazer a diferença na definição do novo chefe do Paço Municipal.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Discussão sobre isso post