O Governo de Goiás vai realizar na próxima 2ª feira (26) o 1º sorteio de moradias do recém-lançado programa Goiás Social.
Serão distribuídas 50 unidades habitacionais em construção no Residencial Dona Mulata, em Paraúna.
O sorteio ocorre no Centro de Convenções de Paraúna, às 9h30, com participação do presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Lucas Fernandes, que representará o governador Ronaldo Caiado, por sistema eletrônico desenvolvido pela própria agência e 100% auditável a qualquer tempo.
Para assegurar total transparência do processo, também é acompanhado pelos órgãos de controle externo, como Ministério Público de Goiás, e transmitido no canal do Youtube e na página do Facebook da Agehab.
Foram habilitadas a participar do sorteio 698 famílias que se inscreveram online.
A lista final está disponível no site da Agehab.
As 50 moradias do Residencial Dona Mulata fazem parte do Programa Goiás Social, coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS).
A cidade é piloto de um novo sistema de parceria para construção de moradias entre o Governo de Goiás e os municípios, com custo zero para as famílias beneficiadas.
A construção das casas em Paraúna, lançada pelo governador Ronaldo Caiado em abril deste ano durante visita ao município, já está com 65% de execução, com as casas na fase de cobertura.
Seleção
Segundo Lucas Fernandes, depois de sorteadas, as famílias devem comprovar com documentos todas as informações prestadas no momento da inscrição.
Ele alerta que serão desclassificadas aquelas que não cumprirem todos os requisitos do edital.
Além dos 50 candidatos pré-selecionados, serão sorteados 50 nomes para a composição de cadastro reserva, a ser convocado em caso de desistência ou desclassificação por eventual irregularidade no enquadramento aos critérios de seleção estipulados no edital.
De acordo com o presidente da agência, as famílias ainda receberão visita da equipe de assistentes sociais para conferir a real situação.
Somente após o cumprimento dessas etapas a Agehab divulgará a lista final com os contemplados, que deverão receber as moradias já no próximo mês de agosto.
Residencial Dona Mulata
O investimento do Governo de Goiás no Residencial Dona Mulata, situado na entrada da cidade, às margens da GO-320, é de R$ 3,4 milhões de recursos do Fundo de Proteção Social do Estado (Protege), vinculado à Secretaria de Economia.
A Prefeitura de Paraúna doou o terreno regularizado e urbanizado. O Estado está bancando integralmente o valor da construção.
Depois de Paraúna, o programa será estendido para outros municípios que apresentarem áreas regularizadas e urbanizadas para a construção das moradias.
A Agehab está com licitação em andamento, que deve ser concluída em agosto, para contratar construtoras para executar obras de 4.450 unidades habitacionais nas 10 regiões de planejamento do Estado.
O investimento projetado é da ordem de R$ 395 milhões. A meta é construir as moradias até o final de 2022.
Serão contempladas as famílias mais vulneráveis com moradia a custo zero, doadas pelo Estado – em parceria com os municípios – sem parcelas de financiamento.
Acompanhe a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post