Dezoito de agosto é o dia do estagiário. Em 2008 foi sancionada a Lei Federal nº 11.788, que trouxe melhorias para a categoria, como bolsa auxílio, direito a férias, entre outros benefícios. Em contrapartida, o número de estagiários no Brasil é pouco significativo em comparação ao quantitativo de estudantes matriculados no ensino superior. Segundo a última pesquisa da Associação Brasileira de Estágios (ABRES), dos sete milhões de brasileiros cursando o nível superior, apenas 10,51% estão estagiando.
Exemplo profissional
A estudante de farmácia da Faculdade Estácio de Sá de Goiás, Vanessa Stefany, é um dos exemplos do quanto o estagiário pode trazer benefícios e novas ideias para uma instituição. A jovem foi uma das vencedoras do prêmio IEL de Estágio em Goiânia.
O reconhecimento se deve ao seu empenho no desenvolvimento de um projeto de educação e acompanhamento da medicação de pacientes em tratamento oncológico do Centro Goiano de Oncologia.
Durante o projeto, a estudante criou diversos folhetos educativos contendo informações sobre a medicação a ser utilizada e dicas como armazenamento, reações adversas, interações medicamentosas e alimentares, e orientações sobre a devolução do produto usado ao ambulatório para o descarte adequado. O material era entregue juntamente com as medicações de uso oral aos pacientes e, com isso, realizavam seu tratamento com mais informação e segurança.
Discussão sobre isso post