O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) foi inaugurado nesta quarta-feira, 19.
A principal presença na cerimônia foi a do presidente Michel Temer (MDB).
Além dele, também estavam presentes o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o governador de Goiás José Eliton (PSDB), o prefeito de Goiânia Iris Rezende (MDB), o prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha (MDB), além de várias outras autoridades.
O Hospital
A unidade ficará na Avenida V-5, Áreas 1-4, no Setor Cidade Vera Cruz.
Ao todo, o HMAP possui 21 mil metros quadrados, conta com 230 leitos, distribuídos com 30 UTIs, 20 leitos para urgência e 180 apartamentos.
Conta ainda com área de pronto-atendimento, atendimento de urgência e de apoio terapêutico.
Os servições oferecidos são de ambulatório, apoio diagnóstico, raio-x, eletrocardiografia, ultrassonografia, endoscopia, tomografia computadorizada e laboratório.
Além disso, haverá apoio técnico e administrativo, apoio logístico, farmácia, serviço de nutrição e dietética, lactário, internação geral e centro cirúrgico com 10 salas.
As cirurgias oferecidas são geral, pediátrica, ortopédica, cardíaca e urológica.
Como funcionará
Assim que inaugurado, o hospital terá atendimento ambulatorial de clínica médica e cirúrgica.
Em 2019, até o fim do mês de janeiro, a previsão é de que já esteja em funcionamento 60 leitos de enfermaria clínica, 20 leitos de UTI adulta, 20 leitos de urgência.
Ainda para o fim do primeiro mês de 2019, já funcionará duas salas cirúrgicas, laboratório clínico, radiologia, ultrassonografia, endoscopia e exames de diagnóstico.
Em julho, serão ofertados mais 30 leitos de clínica médica, 30 de pediatria, 10 de UTI pediátrica, ressonância magnética e tomografia.
Até o fim do ano, em dezembro de 2019, mais 60 leitos de clínica cirúrgica e oito salas cirúrgicas estarão disponibilizadas.
Para ser atendido no HMAP, o paciente deverá ter recebido encaminhamento médico.
Quem irá gerir
O Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) será responsável pela gerência do HMAP.
A organização social foi escolhida pela Prefeitura de Aparecida através de chamamento público.
Além de ficar responsável pela gestão, o Instituto também irá realizar as contratações dos profissionais que trabalharão no HMAP.
LEIA MAIS: Aparecida: como e quando fazer matrícula em CMEIS e escolas municipais
Acompanhe tudo que acontece em Aparecida de Goiânia seguindo o Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post