A alíquota mais baixa do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros novos pode ser prorrogada, segundo declaração do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, “A decisão é do Ministério da Fazenda, mas eu acredito que deve ser prorrogado”
Segundo ele, as montadoras de veículos estão pedindo a continuidade do desconto, que está previsto para ser retirado em 31 de dezembro. A previsão do ministro é de que a alíquota reduzida permaneça até o próximo ano.
Alíquotas
Com a decisão de manter o imposto reduzido no começo do ano, a alíquota para carros novos 1.0 flex e a gasolina permaneceu em 2%. A alíquota original do segmento é 7%.
O imposto para veículos de 1.000 a 2.000 cilindradas flex ficou em 7% e para os movidos apenas a gasolina continuou em 8%. O IPI original do segmento é de 11% para carros flex e de 13% para os que são movidos a gasolina.
A alíquota dos veículos acima de 2.000 cilindradas ficou em 25% para os veículos a gasolina e em 18% para os flex. O imposto para os caminhões foi mantido em zero.
No começo do ano, também foi prorrogada até o próximo dia 31 de dezembro a alíquota de 2% de IPI para veículos comerciais leves, cuja alíquota original é de 8%.
Discussão sobre isso post