Folha Z
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Cidade
  • Política
  • Opinião
  • Home
  • Cidade
  • Política
  • Opinião
Sem resultados
Ver todos os resultados
Folha Z
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias

IPI Zero para Bicicletas. O Folha Z apoia esta iniciativa

17, março, 2014
A A
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp

Posts Relacionados

Fim da fusão: saiba o que o PSDB prepara para 2026

Gilberto Kassab quer Bruno Peixoto no PSD

Nova rodovia promete impulsionar desenvolvimento e atrair empresas para o Entorno do DF

ANÚNCIO

 

Segundo o IBGE, 40% daqueles que se utilizam da bicicleta como meio de transporte no Brasil têm renda familiar de até R$ 1.200. São estes os brasileiros mais afetados pela alta tributação, que tolhe o acesso a um produto de mais qualidade e com valores mais justos, favorecendo a migração para outros meios de transporte, especialmente os motorizados.

Medida urgente e necessária para fomento do mercado
A isenção do IPI para bicicletas, partes e peças é uma medida urgente e necessária, tanto para fomento do mercado, quanto para que o valor final da bicicleta esteja mais ajustado ao bolso dos brasileiros. Estudos indicam que zerando o IPI para bicicletas, que hoje é de 10%, o Brasil teria um aumento de 11,3% nas vendas de bicicletas. Isto significa mais arrecadação para o governo federal (através de outros tributos já cobrados), mais pessoas pedalando e, principalmente, mais qualidade de vida em nossas cidades.

Hoje o Brasil é o 3º maior produtor de bicicletas no mundo, perdendo apenas para a China e para a Índia. É o 5º maior consumidor de bicicletas no mundo, representando uma fatia de 4,4% do mercado internacional. No entanto, quando observamos o consumo per capita de bicicletas, caímos para a 22ª colocação, o que significa um mercado emergente e um potencial de crescimento enorme.

Tendência mundial
Do ano de 2008 para cá temos visto, infelizmente, um encolhimento gradual da produção e do consumo de bicicletas no Brasil. Contrariando, inclusive, a tendência mundial que aponta que, de 1970 até 2007, a produção de bicicletas foi 2,6 vezes superior a de automóveis.

A isenção do IPI para bicicletas, partes e peças, portanto, é apenas uma das medidas urgentes para corrigir esta desigualdade socioeconômica que freia o desenvolvimento de uma cultura da bicicleta no Brasil.

Tags: bicicletasbrasileirosConsumidordesigualdadeFolha ZibgeIPImercadomotorizadostransporte no Brasiltributação
CompartilharTweetEnviado
Post Anterior

Caiado pode apoiar Marconi Perillo

Próximo Post

Fundação Logosófica realiza concurso literário voltado ao público universitário

Próximo Post
Primeiro colocado ganha um carro 0km

Fundação Logosófica realiza concurso literário voltado ao público universitário

Iris venceria Marconi na capital, segundo pesquisa

Iris é o favorito para vencer as eleições, diz pesquisa

Discussão sobre isso post

Mais Vistas

  • Curso de medicina será carro-chefe em nova faculdade de Aparecida (Foto: SESA/PR)

    Faculdade de Medicina busca autorização para se instalar em Aparecida

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Às vésperas de visita de Marconi, Daniel Vilela recebe vereadores de Aparecida no Palácio

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Aparecida é Show 2025 já tem data e 1ª atração confirmada

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • 🛒 Ofertas Tatico: veja as melhores promoções deste FINAL DE SEMANA

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Filho de Rogério Cruz é nomeado assessor na Câmara de Goiânia

    0 Compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
Folha Z

© 2021 Folha Z - Todos os Direitos Reservados .

Sobre

  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie
  • Termos de Uso
  • Política de privacidade

Redes Sociais

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Cidade
  • Opinião
  • Política
  • Contato
  • Expediente

© 2021 Folha Z - Todos os Direitos Reservados .