Aparecida de Goiânia atingiu índice de isolamento social de 49% uma semana após o início do escalonamento regional, no dia 16 de junho.
O número foi obtido por meio da Plataforma Big Data Telcos Covid-19, programa lançado pelas 5 maiores operadoras de telefonia móvel do país (Claro, TIM, Oi, Vivo e Algar).
De acordo com a Prefeitura de Aparecida, a gestão foi uma das primeiras a aderir à plataforma no país.
Os dados mostram que, desde o início do escalonamento regional, a cidade oscilou entre 43,9% (26/06) e 51,8% (05/07, entrada no cenário laranja, de risco alto), com média de 48% e aumento considerável aos fins de semana.
Com isso, o município se aproxima da taxa considerada ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS), cuja recomendação é de que pelo menos metade dos habitantes adotem o distanciamento para evitar o avanço da covid-19.
Para o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, os números em Aparecida são resultado prático do funcionamento das escalas de abertura e fechamento do comércio por região (macrozona).
“Essa estratégia tem se mostrado muito assertiva para que a gente continue fazendo uso dela no enfrentamento à pandemia com o maior equilíbrio possível, preservando vidas e o cenário socioeconômico”, avaliou.
Boletim
Apesar do distanciamento, os números de contaminação pelo coronavírus continuam em subida constante em Aparecida, com média superior a 100 novos casos confirmados por dia.
Dessa maneira, a cidade já chegou a 3.940 casos e 75 óbitos.
Novo decreto já tem data para sair e deve liberar quase tudo em Goiânia
Acompanhe tudo que acontece em Aparecida de Goiânia seguindo a Folha Z no Instagram (@folhaz), no Facebook (jornalfolhaz) e no Twitter (@folhaz)
Discussão sobre isso post