Os contribuintes de Goiânia já podem se organizar para realizar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025.
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
Os débitos estão disponíveis para consulta e quitação no site da Prefeitura de Goiânia e pelo aplicativo Goiânia 24h.
Para consulta ou emissão de guia para pagamento, acesse o site da Prefeitura de Goiânia.
Distribuição será feita pelos Correios
Além da possibilidade de consulta, os carnês com a parcela única e a 1ª parcela já estão sendo distribuídos pelos Correios em toda a cidade.
O vencimento da 1ª parcela será no dia 20 de fevereiro.
Para quem optar pela quitação à vista, há 10% de desconto no valor total do imposto, desde que o pagamento seja realizado até o vencimento.
O parcelamento pode ser feito em até 11 vezes no boleto, com parcelas mínimas de R$ 42,42, também com vencimento da primeira parcela em 20 de fevereiro.
Quem preferir, pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito por meio do site da prefeitura, contudo, neste caso, o pagamento está sujeito a acréscimo das taxas da operadora do cartão.
Em caso de atraso, o contribuinte perde o desconto de 10% e o valor do imposto é acrescido de juros e multa.
Débitos antigos
Os contribuintes com débitos de anos anteriores, vencidos até 31 de dezembro de 2023, podem aproveitar o desconto do Programa de Recuperação Fiscal (Refis) para renegociar suas respectivas dívidas.
Quem optar pelo pagamento à vista pode obter até 99% de desconto em juros e multas, com prazo para adesão até o dia 28 de fevereiro de 2025.
Os pagamentos podem ser feitos pela internet (à vista ou se o débito for ajuizado) ou presencialmente em uma das unidades do Atende Fácil, mediante agendamento prévio.
Revisão e cálculo
Caso o contribuinte identifique algum erro no valor do imposto, é possível solicitar a revisão do IPTU até 30 dias após o vencimento.
O cálculo deste ano segue a mesma regra geral dos anos anteriores, acrescida da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 4,87%, exceto casos específicos em que houve alteração na situação fática do imóvel.
Central do IPTU
A Prefeitura de Goiânia abrirá, a partir do dia 10 de fevereiro, duas centrais de atendimento do IPTU 2025, uma na rua 19, Centro, e outra no Paço Municipal.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”
Discussão sobre isso post