JOGO LIMPO com Rodrigo Czepak

Rodrigo Jogo Limpo

Irmãos siameses

Paulo Garcia e Dilma smepre travam batalha com o Legislativo em situação desfavorável por falta de humildade / Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Paulo Garcia e Dilma Rousseff sofrem com a baixa popularidade (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Juntos hoje em Goiânia para o lançamento das obras do Eixo Norte-Sul/BRT, os petistas Dilma Rousseff e Paulo Garcia parecem se espelhar um no outro quando o assunto é dificuldade administrativa. Ambos foram eleitos e reeleitos à sombra dos antecessores (Lula e Iris), possuem péssimo jogo de cintura, quase zero de habilidade política e altos índices de reprovação popular.

 Jamais desistir

E para tentar contornar o péssimo momento em seus governos, tanto a presidente como o prefeito apostam agora em uma agenda positiva de lançamento e inauguração de obras, sem falar em pacotes anticorrupção. Mesmo com tempo suficiente para sacudir a poeira e dar a volta por cima, aos olhos dos adversários a tarefa de Dilma e Paulo é quase impossível pela falta de um componente essencial ao governante: carisma.

Berço esplêndido

Não se sabe por qual motivo o feeling do Ministério Público de Goiás já não é mais o mesmo. Antes um instrumento ágil e eficiente em defesa do cidadão, hoje o MP demora dias e até meses para cobrar explicações do poder público sobre o reajuste da tarifa do transporte coletivo e medidas nas áreas da saúde, educação e meio ambiente. A impressão é de que os promotores, talvez em função de algumas mudanças, não estejam conseguindo manter a mesma vigilância do passado.

Ex-Ministro da Educação Cid Gomes (Foto: Mateus Pereira/GOVBA)
Ex-Ministro da Educação Cid Gomes (Foto: Mateus Pereira/GOVBA)

Queda premeditada

Confira os 10 passos que antecederam a demissão do ministro da Educação Cid Gomes (Pros). Basta um olhar isento para encontrar todas as digitais das conhecidas peças de teatro político que não saem de cartaz nos palcos de Brasília.

1- Cid dá declaração polêmica sobre a existência de “300, 400 achacadores na Câmara dos Deputados”;

2- Parlamentares reagem com veemência e presidente Eduardo Cunha exige retratação;

3- Ministro é repreendido pela cúpula do governo. Contrariada, Dilma determina que a m… seja consertada;

4- Cunha e Mercadante combinam um pedido público de desculpas;

5- Ministro simula sinusite e apresenta licença médica para adiar ida à Câmara;

6- Eduardo Cunha define uma comissão de deputados para “investigar” doença de Cid;

7- Sem saída, o ministro concorda com declaração no plenário para “desarmar espíritos”;

8- Enquanto isso Ciro Gomes sinaliza em Fortaleza (CE) que o irmão não deveria pedir desculpas e confirmar afirmação;

9- Cid convoca grupo de aliados cearenses para acompanhar sua performance no plenário;

10- Ministro não pede desculpas, bate-boca com deputados e pede demissão, anunciada por Eduardo Cunha.

Faz de conta

Dilma nega que vá promover reforma ministerial. Renan nega que PMDB queira indicar novo ministro da Educação. Cunha nega movimento para colocar em votação matérias que desagradem o governo. Ronaldinho Gaúcho nega interesse apenas por baladas e afirma que ainda tem muito a fazer pelo futebol mexicano. Gilberto Braga nega interesse em polemizar com beijo gay entre Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg.

Apelando geral

O apresentador da Record Gugu Liberato tem se especializado em entrevistas com protagonistas de crimes de grande repercussão, entre eles Suzane Richnthofen e o goleiro Bruno. Nos bastidores da emissora a pergunta é: até quando a estratégia vai durar, afinal tem alcançado bons índices no Ibope? Por via das dúvidas, Guilherme de Pádua, ator que cumpriu pena pelo assassinato da colega de cena Daniella Perez, já foi procurado. Tudo em nome da audiência.

Comentários do Facebook