O presidente Lula da conversou nesta 2ª feira (6) por videoconferência com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Durante o diálogo de cerca de 30 minutos, Lula defendeu a retirada da sobretaxa de 50% aplicada pelo governo norte-americano a produtos brasileiros.
Segundo o Palácio do Planalto, a conversa ocorreu em tom amistoso e foi considerada “positiva” pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O governo brasileiro destacou que o contato foi uma iniciativa de Trump, que ligou diretamente para Lula, e que ambos trocaram números pessoais para manter uma linha direta de comunicação.
Durante a videoconferência, Lula afirmou que o diálogo representa uma oportunidade de “restaurar as relações amistosas de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”.
O presidente ressaltou que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços — argumento usado para reforçar o pedido de revisão das tarifas e de outras medidas restritivas impostas a autoridades brasileiras.
Trump, por sua vez, designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para conduzir as negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro da Fazenda Fernando Haddad e o chanceler Mauro Vieira.
Os dois líderes também manifestaram interesse em se reunir pessoalmente. Lula sugeriu que o encontro ocorra durante a Cúpula da Asean, na Malásia, e convidou Trump para participar da COP30, em Belém, no Pará.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”
Discussão sobre isso post