O prefeito Sandro Mabel vetou a revogação da Taxa de Limpeza Pública (TLP), mais conhecida como a Taxa do Lixo.,
Atenção: Ao copiar material produzido pela Folha Z, favor citar os créditos ao site. Bom jornalismo dá trabalho!
O veto foi publicado no Diário Oficial desta 5ª feira (15), após 15 dias de sua aprovação, no plenário da Câmara de Goiânia, por 19 votos a 14.
Mabel impediu o avanço do texto, mesmo com a inclusão de um trecho do vereador Thialu Guiotti (Avante), que condiciona o fim da cobrança à apresentação de um estudo de impacto financeiro e de medidas de compensação da renúncia de receita.
O veto integral foi assinado pela Procuradoria-Geral do Município (PGM).
A pasta argumenta que o projeto possui:
- Vícios regimentais;
- Inconstitucionalidade formal, por ausência de estudo de impacto financeiro;
- Violação ao marco legal do saneamento.

Estudo de impacto
A revogação foi aprovada na Câmara com a inclusão da condição da inclusão de um estudo de impacto orçamentário e financeiro.
Conforme o Paço Municipal, esse estudo é condição de procedibilidade da proposição legislativa, devendo obrigatoriamente preceder a deliberação parlamentar, e jamais figurar como condição suspensiva de eficácia da norma já aprovada.
Ainda de acordo com o veto, a revogação integral de taxa regularmente instituída configura em renúncia de receita, porquanto elimina fonte de arrecadação tributária prevista e integrada ao planejamento fiscal do Município.
Com o veto integral, o projeto volta à Câmara de Goiânia, onde os parlamentares analisarão o texto novamente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e no plenário.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **WhatsApp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”.


Discussão sobre isso post