A popularização de aplicativos como o WhatsApp facilitou de inúmeras maneiras a comunicação do dia a dia. E não só para o uso pessoal, mas cada vez mais para as empresas.
O aplicativo facilita o diálogo entre a marca e seus clientes, já que permite abrir mais um canal de SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), e fidelizando os clientes com o pós-venda. Pensando nisso, o Sindilojas separou dicas importantíssimas para ajudar o seu negócio a explorar as vantagens do relacionamento com o cliente por meio do WhatsApp.
O que é preciso?
Para ter este canal de comunicação, você precisar ter um smartphone com acesso à internet e o aplicativo instalado. É melhor manter um dispositivo e um número somente para este fim. Não misture contatos pessoais, ou até mesmo empresariais, com a ação de atendimento pelo WhatsApp da empresa. O ideal é também ter um profissional responsável por checar e responder às mensagens de maneira ágil e eficiente.
Como divulgar para meus clientes?
Disponibilize a existência do WhatsApp no seu site, na página de contatos e nas redes sociais ou até mesmo nos cartões de visita. Você pode também divulgar os horários em que o serviço estará disponível, para que não haja reclamações quanto à demora nas respostas.
Quais são as vantagens?
São muitas: a primeira está no fato de que o atendimento é pessoal. Assim, não haverá exposição de informações indesejadas, nem por parte dos consumidores, nem pela empresa. Além disso, pelo WhatsApp fica fácil tirar dúvidas dos clientes sobre seus produtos por meio de fotos e vídeos. Da mesma forma, o cliente terá um jeito simples de demonstrar qualquer problema que possa estar enfrentando com o produto ou serviço.
Você pode também ainda criar grupos para divulgar produtos novos e atualizar seus consumidores sobre todas as novidades de seu negócio. Mas cuidado para não chatear o cliente com propaganda excessiva!
Comece agora!
Adicionar recursos tecnológicos à comunicação da sua empresa é uma boa maneira de mostrar ao mercado que você está atento às inovações e as utiliza para facilitar a vida de seus consumidores. Dessa maneira, o cliente adquire maior familiaridade com a marca e tem mais chance de ser fidelizado. Portanto, seja para SAC ou canal de vendas, comece agora a usar o WhatsApp no atendimento de sua empresa e experimente você mesmo as possibilidades do aplicativo!
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